Muito popular na cozinha asiática, o tofu também já não é estranho a muitos de nós. Pode ser facilmente encontrado nos supermercados, e é frequentemente uma alternativa à carne ou ao queijo, dado o seu elevado teor em proteína e textura esponjosa.
Tabela de Conteúdos
O que é o tofu?
O tofu ou queijo de soja, é um alimento popular derivado da soja. É preparado com coalhada de leite de soja.
O tofu é um ingrediente básico na cozinha tailandesa e chinesa.
É um derivado do feijão de soja, mais popular entre vegetarianos ou vegans que, por cada naco de tofu (de aproximadamente 130g) obtêm cerca de 80Kcal e 9g de proteína. Já as fontes proteicas de origem animal, como o bife de peito de peru, de frango ou até de vaca, oferecem, pelo menos, duas vezes mais proteína.
De origem vegetal, o tofu não possui o mesmo tipo de ferro que os alimentos de origem animal. Nestes, o chamado ferro heme, é absorvido pelo nosso organismo de forma mais eficiente do que o ferro não-heme, presente no tofu. De qualquer forma, comparativamente com um peito de frango, as mesmas 100g de tofu possuem 3 vezes mais ferro e, aproximadamente a mesma quantidade que um bife de vaca. Para potenciar a absorção do ferro acompanhe com alimentos ricos em vitamina C, como brócolos, pimentos ou espinafres.
Origem do tofu
O tofu é originário da China, e segundo reza a lenda, foi descoberto há cerca de 2000 anos por um cozinheiro chinês.
O seu nome original era Okabe e tornou-se popular no Ocidente em inícios da década de 1960.
Valor nutricional do tofu
O tofu é uma excelente fonte de proteínas e contém 8 aminoácidos essenciais. Tem ferro, cálcio, manganês, selénio, fósforo, magnésio, cobre, zinco e vitamina B1.
Uma porção de 100 gramas de tofu contém: 70 kcal, 3,5 grama de gordura, 1,5 gramas de hidratos de carbono, 8,2 gramas de proteínas, 0,9 gramas de fibra.
Se procura reduzir a ingestão de gorduras saturadas, o tofu poderá ser uma alternativa ao bife de vaca e ao lombo de porco, que possuem mais do dobro deste nutriente. No entanto, para quem já consome peito de frango ou de peru, o tofu ajudará a trazer mais variedade aos pratos lá de casa, já que estes alimentos fornecem quantidades semelhantes de gordura saturada.
Sabor do tofu
O sabor do tofu não se assemelha nem à carne, nem ao queijo. Tem um sabor neutro, pouco pronunciado, por isso a preparação faz toda a diferença no resultado final. Pressionar o tofu, entre papel absorvente, vai ajudar a libertar parte do líquido em que vem embalado e a melhorar a absorção dos temperos posteriormente adicionados.
O tofu e os seus benefícios para a saúde
Pensa-se que o tofu ajuda a diminuir o colesterol mau e que pode imitar a acção do estrogénio, dado que contém fitoestrogénios chamados isoflavonas (cuja estrutura é semelhante à hormona feminina estrogénio).
O tofu pode ser particularmente bom para as mulheres e ajudar a aliviar os sintomas da menopausa e a prevenir o cancro da mama.
Também se pensa que o tofu ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Como se usa o tofu
Quando se abre, o tofu precisa de ser enxaguado, coberto com água e refrigerado. Para manter o tofu fresco (no máximo de uma semana), deve-se mudar a água com frequência. Se for mantido na embalagem original, pode-se congelar por um período máximo de cinco meses.
Dado que tem um sabor neutro, pode-se incorporar em quase todos os pratos. Pode ser assado, grelhado e frito, usado em molhos, sobremesas e batidos.
Imagem @Chloe Lim