A rúcula não é uma hortaliça qualquer, é realmente especial, não só pelo seu peculiar e agradável sabor, mas também devido às suas grandes vantagens para o organismo.
Trata-se de uma hortaliça muito comum na região mediterrânica. O seu uso típico é em saladas e sanduiches, mas pode ser utilizada de muitas formas diferentes em outros pratos. Mais à frente vamos mostrar uma deliciosa receita onde se pode usar rúcula, mas agora é altura de falar das suas propriedades e sobre como ajudar a sua saúde.
Na luta contra o cancro:
- Algumas verduras, como a rúcula, é uma fonte de fitoquímicos, como indóis, tiocianatos, sulforafanos e isotiocianatos. Vários estudos revelam que estes compostos, em conjunto, protegem-nos de vários tipos de cancro (próstata, mama, cervical, cólon e ovários), já que inibem o crescimento das células tumorais.
- Importante devido à vitamina A, o que unido aos flavonóides evita outros tipos de cancro (cancro de pulmão, cancro oral e cancro da pele).
- A clorofila que contém evita que o fígado seja danificado por substâncias cancerígenas.
Na luta contra o envelhecimento:
- Tem um grande poder desintoxicante, tal como outras verduras como a couve e os brócolos.
- Pelo seu alto conteúdo em ácido fólico e vitamina B, evita que o cérebro envelheça prematuramente e também evita inflamações repetitivas.
Boa para a saúde em geral:
- Contém vitamina K que ajuda a evitar doenças cardiovasculares e ajuda o organismo a assimilar o cálcio da rúcula. São óbvios os benefícios do cálcio para os ossos.
- Ajuda a ter uma melhor digestão e dá a sensação de estarmos satisfeitos, mas com uma ingestão de calorias muito baixa. É definitivamente uma hortaliça a ter em conta para quem quer perder uns quilos.
- Melhora a resistência às doenças, fortalecendo o sistema imunitário graças à vitamina C.
- Contém alguns minerais básicos para o funcionamento do nosso organismo (potássio, fósforo e manganésio).
- Baixa o nível de colesterol negativo no sangue e ajuda a regular os níveis de açúcar, evitando assim doenças como a diabetes.
- Ajuda a vista porque tem carotenóides que evitam as cataratas.
Salada Caprese com rúcula
Esta é uma receita muito fácil de fazer. Vamos preparar uma salada deliciosa, cheia de cor e benéfica para a saúde.
- 4 chávenas de rúcula
- 4 tomates de boa qualidade
- 1 pedaço de queijo mozzarella
- Azeitonas pretas
- Azeite
- Uma pitada de sal
- Um pouco de manjericão
Agora que já conhece os grandes benefícios da rúcula, comece a usar mais esta hortaliça às refeições.
Você costuma comer rúcula? Gosta? Para além das saladas, onde costuma também comer rúcula?