Todos os dias são sempre boa altura para colocar em dia os temas relacionados com a saúde. E quanto mais cedo, melhor. Assim e para além de praticar desporto com frequência e de seguir hábitos de vida saudáveis, a alimentação é outro aspeto que não podemos esquecer, sobretudo os alimentos com efeito detox ou desintoxicantes.
Vamos acompanhá-lo hoje nas suas compras diárias para o ajudar a comprar os melhores alimentos para ajudar a eliminar as toxinas. Alimentos para depurar o fígado e os rins, e que são realmente muito benéficos para o organismo. Assim são as dietas detox!
Tabela de Conteúdos
Mens sana in corpore sano
São muitas as pessoas que subestimam a importância da alimentação e o seu poderoso efeito na nossa saúde física e também emocional. Algo que os médicos nos lembram constantemente e que é fundamental para prevenir todo o tipo de problemas e doenças. Talvez por isso já tenha ouvido falar nas dietas detox, que nos podem ajudar a depurar o organismo. Mas quais são afinal os alimentos que compõem estas dietas?
Verduras, frutas e hortaliças
A má alimentação, stress, a contaminação… O nosso organismo absorve toxinas que devem ser expulsas com ajuda da alimentação adequada. O seja, através de uma dieta composta principalmente por frutas, verduras e hortaliças, para além de alimentos com alto conteúdo líquido como sopas, caldos, sumos naturais frescos e feitos em casa, chás e água abundante. A hidratação do organismo é fundamental para ajudar-nos a eliminar as toxinas.
Consulte o seu médico
Pelo contrario, os alimentos de origem animal não são recomendáveis para desintoxicar o corpo. Este tipo de dietas devem durar apenas um certo tempo, mas nunca durante períodos mais longos, uma vez que o organismo precisa de vitaminas e nutrientes com origem também em outros alimentos não vegetais.
Naturalmente que pode seguir estas dietas vegetarianas durante vários dias, mas tenha em atenção que o organismo irá precisar de mais nutrientes para render ao máximo. Se sofre de alguma doença, deficiência de algum nutriente ou tem algum género de problema, o melhor será recorrer à ajuda de um especialista.
Como já diziam as nossas mães e avós, com a saúde (e a comida) não se brinca.