Benefícios e contra-indicações do leite de amêndoas (com receita)

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

leite de amêndO leite de amêndoas tem imensas propriedades e benefícios. Descubra aqui as suas qualidades, os passos a seguir para o fazer em casa (receita) e quais as suas contra-indicações.

O consumo de leite de amêndoas é aconselhável para pessoas que já não conseguem beber o habitual leite de vaca porque este tem lactose que provoca problemas no aparelho digestivo em quem é intolerante à mesma.

O leite de amêndoas tem numerosas propriedades que ajudam bastante durante o crescimento e a adolescência das crianças. Este leite é totalmente, natural, vegetal e equilibrado, sendo feito a partir de amêndoas. Para além disso, não tem conservantes, aditivos, glúten, lactose ou colesterol, tendo algumas propriedades parecidas com o leite de soja. Para além disso e devido ao seu grande conteúdo em cálcio, faz muito bem durante as primeiras etapas da vida.

É importante mencionar que o leite de amêndoas não só ajuda ao desenvolvimento da estrutura óssea, como ainda tem outros benefícios para quem é celíaco ou tem intolerância à lactose. Dado que é um produto de origem vegetal, pode ser consumido por todos quantos não consomem produtos de origem animal.

O nível de colesterol também pode ser regulado ou controlado pela ingestão de leite de amêndoas, uma vez que este ajuda a manter controlados os valores de colesterol.

 

Os benefícios do leite de amêndoas

As propriedades do leite de amêndoas são numerosas e variadas. De seguida vamos conhecer as que mais se destacam.

  • O consumo de leite de amêndoas é importante para pessoas com elevados níveis de colesterol ou triglicéridos.
  • Recomenda-se o seu consumo aos intolerantes à lactose, pois ajuda a tornar a digestão mais fácil.
  • O seu alto conteúdo em potássio ajuda nos casos de diarreia ou vómitos, onde há uma redução dos níveis de potássio.
  • É frequente as pessoas com gastrite ou problemas gastrointestinais mudarem a sua dieta e incluírem o leite de amêndoas que lhes trás algumas melhorias no estado de saúde.
  • Contém fibras solúveis e insolúveis que protegem a parede do intestino, sobretudo no cólon, ajudando a regular a absorção de açúcares e colesterol.

Um dado também considerado importante é que o leite de amêndoas reduz os níveis de colesterol duas vezes mais do que o consumo de azeite.

 

Valores nutricionais do leite de amêndoas

  • Hidratos de carbono: 62 g.
  • Proteínas: 12 g.
  • Gorduras: 10,5 g.
  • Fibra dietética: 4,5 g.
  • Vitaminas: A (210 U.I.), E (15 mg), vitamina B2 (152 µg)  e B1 (55 µg).
  • Minerais: fósforo 220 mg, cálcio 200 mg, potássio 200 mg, sódio 35 mg e  ferro 5 mg.

 

Como fazer leite de amêndoas: receita

É fácil fazer leite de amêndoas em casa. Para além disso é uma excelente alternativa para quem tem alergia ou intolerância à lactose, uma vez que apenas contém amêndoas e água, pelo que tem bastantes benefícios e propriedades nutricionais.

 

Ingredientes:

  • 1 chávena de amêndoas cruas (sem sal, nem óleos)
  • 3 chávenas de água

 

Passos para fazer o leite de amêndoas:

  1. Coloque uma tigela com água e as amêndoas cruas, e deixe-as de molho durante toda a noite ou então pelo menos durante umas 5 horas.
  2. Passado este tempo, retire a água e passe-as várias vezes por água limpa e fria.
  3. Coloque as amêndoas lavadas numa liquidificadora, junte as 3 chávenas de água e misture tudo muito bem até obter uma pasta.
  4. Agora utilize um recipiente e por cima dele coloque um tecido fino ou um coador de tecido, para poder coar a bebida.
  5. Depois de coado, reserve o leite em garrafas de vidro com fecho hermético e guarde a pasta das amêndoas que pode utilizar em vários pratos culinários.

Beba o leite até 4 dias depois de o ter feito. Mais tempo do que isso e poderá ficar estragado.

Quais são as contra-indicações do leite de amêndoas?

Embora o chamado leite de amêndoas (cujo nome mais correcto seria bebida de amêndoas, entendida fielmente como tal) seja uma bebida vegetal feita de forma totalmente natural e que nos permite beneficiar da maioria dos benefícios das amêndoas (embora evidentemente menos porque não as consumimos inteiras), também existem algumas contra-indicações que devemos ter em conta antes de o começarmos a consumir.

E quais são essas contra-indicações do leite de amêndoas? As mais importantes são as seguintes:

  • Alergias: não é aconselhável o seu consumo em pessoas alérgicas a frutos secos, sobretudo nas que têm alergia às amêndoas.
  • Tiróide: O consumo excessivo de leite de amêndoas pode provocar alterações na tiróide.
  • Bebés: não se recomenda o seu consumo em recém-nascidos e bebés, sobretudo se esta bebida for utilizada como substituta do leite materno.

 

Que relação existe entre o leite de amêndoas e os problemas de tiróide?

É preciso ter em conta que as amêndoas são um alimento que possui uma série de substâncias químicas naturais que inibem a correcta absorção e aproveitamento do iodo. Como resultado, a tiróide pode ser seriamente afectada.

Por essa razão, o sumo de leite de amêndoas não é aconselhável em pessoas que tenham algum problema relacionado com a tiróide. Não obstante, é uma bebida segura para as pessoas sem qualquer problema de tiróide  sempre e quando não for consumido em excesso (por exemplo, não mais do que 2 copos por dia desta bebida).

leite de

Prós e contras da maravilhosa bebida de amêndoas

Escolher essa bebida vegetal como bebida diária permite-nos ter muitos nutrientes essenciais. Mas por que razão é uma boa bebida alternativa ao leite?

Porque se trata da bebida com o menor risco de provocar reacções alérgicas. E como sabemos, há muitas pessoas com intolerância ou alergia à lactose, bem como outros que têm a frutos secos e à soja. Por essa razão, pode ser uma boa opção para todas essas pessoas. Para além disso, tem um perfil de nutrientes equilibrado.

Tem também poucas gorduras comparativamente a outras bebidas. Podemos encontrar 1 grama de gordura por cada chávena (aproximadamente) e é também uma bebida sem colesterol.

Tem bastantes vitaminas do complexo B necessárias para o metabolismo, entre outras coisas.

 

E quais são os contras desta bebida?

É uma bebida com poucas proteínas, pelo que se escolher esta bebida terá de compensar essa falta com outros alimentos com proteínas. Encontramos aproximadamente umas 2 gramas de proteína em cada chávena, ao passo que o leite de vaca ou soja têm uma concentração entre 7 a 8 gramas.

Tem pouco cálcio (aproximadamente uns 15-20 miligramas de cálcio por chávena), pelo que tal como acontece em relação às proteínas, é necessário suplementar a alimentação com alimentos que completem essa falta de cálcio.

Se está a tentar perder peso ou é diabético, então esta não será a melhor opção porque tem muitos hidratos de carbono. Há outras alternativas como por exemplo o arroz que tem bastante amido (aproximadamente uns 33 gramas de hidratos de carbono por chávena).

Se tiver diabetes a ingestão de leite de amêndoas pode também causar uma sobrecarga repentina de açúcar.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.