Doenças transmitidas pelos alimentos

Doenças transmitidas pelos alimentos

Doenças transmitidas pelos alimentosHoje vamos falar um pouco sobre as doenças relacionadas com a manipulação e conservação de alimentos, os agentes patogénicos que costumam estar presentes e em que alimentos, mas para além disso vamos ver como podemos prevenir esta situação.

A evolução sobre a conservação e a manipulação dos alimentos tem avançado imenso. Ainda não há muitos anos que havia uma imensidão de doenças ou problemas digestivos relacionados com intoxicações de origem alimentar.

Actualmente, muitos dos alimentos que consideramos serem frescos, na realidade estão refrigerados, daí já podemos ver a evolução das técnicas de conservação pelo frio, de tal forma que muitas vezes já não o somos capazes de reconhecer à primeira vista. O positivo deste tipo de prática é a manutenção de um controlo sobre os microorganismos clássicos, mas que pode facilitar o crescimento de outro tipo de microorganismos, os quais não o esqueçamos, existem em grande quantidade de forma natural nos alimentos.

Os agentes patogénicos que costumam ser transmitidos pela alimentação são: Bacillus cereus , Listeria, Escherichia coli, Clostridium Perfreigens, Clostridium Botulinum, Salmonella, Shiguella, Staphilococcus aureus e Vibrio.

Mas sabe quais são os alimentos que têm maiores probabilidades de adquirir microorganismos perigosos?

Naturalmente existem alimentos mais propensos que outros a poderem ser infectados por microorganismos. Que alimentos são? Leite e produtos lácteos, ovos, carne (bovina, suína e cordeiro), peixe, marisco e crustáceos, aves, batatas assadas.

A alimentação é obviamente uma necessidade diária e torna-se cada vez mais importante que aprendamos quais são os prós e os contras das modernas técnicas de conservação dos alimentos.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.