Causas e soluções da infecção do sangue ou septicemia

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

septicemiaA infecção do sangue é também conhecida com o nome de septicemia e acontece quando um vírus ou uma bactéria se introduz no interior do organismo provocando uma infecção. Se a infecção não travada, pode vir a espalhar-se através do sangue. Uma infecção do sangue grave pode até mesmo provocar a morte.

De seguida vamos falar um mais detalhadamente sobre as principais causas para acontecer esta infecção do sangue e quais são as formas mais usuais para a prevenir.

 

Causas da infecção do sangue

Há várias causas que podem provocar uma infecção do sangue, embora as mais habituais se devam a diferentes tipos de vírus e fungos. No caso do sistema imunitário não ser capaz de enfrentar a infecção, a mesma acabará por se espalhar pelo corpo e provocar diferentes tipos de danos.

  • Fungos ou vírus: é a causa mais habitual da infecção do sangue e costuma-se espalhar muito rapidamente por todo o corpo.
  • Bactérias: a infecção pode acontecer devido a um excesso de bactérias no organismo. Neste caso é aconselhável tomar uma série de antibióticos para erradicar a infecção no sangue.
  • Infecções da pele: é o caso de pacientes que andam muito tempo no hospital e que podem vir a ter úlceras na pele que podem acabar por infectar.
  • Infecções por via oral quer tenha sido devido a uma doença em particular o porque foi provocada pela própria pessoa. Uma infecção na boca pode não chegar a curar-se e espalhar-se por todo o corpo.

 

Tratamento da infecção do sangue

No caso de a infecção ser grave, a pessoa em causa deve ir o mais rápido possível ao hospital para ser administrado com antibióticos por via intravenosa. Este tratamento pode alongar-se durante algumas semanas até a infecção entrar em remissão. A infecção do sangue pode ser mortal no caso de não ser tratada a tempo e se a pessoa tiver o sistema imunitário demasiado debilitado. Mesmo depois de ultrapassada infecção, o paciente irá demorar bastante tempo a recuperar totalmente devido aos danos sofridos em órgãos como o cérebro ou o fígado.

infecção do sangue

Como prevenir a infecção do sangue

É importante ter as vacinas em dia porque assim há menos possibilidades da pessoa contrair a infecção.

A higiene diária é também essencial para evitar esta doença, pelo que deve lavar sempre as mãos e mantê-las o mais limpas possível.

É ainda importante ter um sistema imunitário bem fortalecido porque assim há menos possibilidades de vir a sofrer desta infecção. É por isso que deve seguir uma dieta saudável e equilibrada com um grande número de nutrientes essenciais para o organismo.

Se tiver algum tipo de ferida é importante que a limpe bem e a desinfecte com álcool. Use uma compressa antibacteriana para evitar que os vírus se possam acumular na ferida.

 

Como pode ver, a infecção do sangue é uma doença grave que pode mesmo provocar a morte. Mas agora também já conhece algumas formas para prevenir esta infecção. No entanto, se notar que alguma coisa não está bem, não hesite em recorrer o mais rapidamente possível ao médico para ser tratado da melhor forma possível. Não brinque com a sua vida.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...