Segundo um estudo feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard, verificou-se que as pessoas que aumentam o consumo de alimentos naturais, ricos em fibras, como amêndoas, nozes, pistácios e outros frutos secos de casca dura, assim como fruta, vegetais e iogurtes, perdem realmente peso.
Os cientistas referem que quantos mais produtos saudáveis se coma, mais peso se irá perder a longo prazo, embora o que mais ajude a perder peso seja o iogurte. Nesse estudo feito a 120.000 pessoas, na sua maioria mulheres, foi feito um registo durante 20 anos, de forma a se poder calcular a perca ou aumento do peso corporal.
O alimento associado ao maior aumento de peso foram as batatas fritas, já que cada dose adicional diária de batatas fritas, produziu um aumento de quase um quilo e meio, tal como aconteceu com a carne e as bebidas açucaradas.
Os produtos que permitiram uma redução no peso foram os que consideramos mais saudáveis, como os frutos secos de casca dura, grãos integrais, vegetais e iogurtes. Mas facto mais surpreendente foi que o consumo de doses adicionais de iogurte e frutos secos diariamente teve mais impacto na perca de peso em comparação com o consumo de frutas e vegetais.
Mais um estudo a demonstrar que uma alimentação saudável só traz benefícios para a nossa saúde.