O que são as bagas de Goji?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

O que são as bagas de GojiAs bagas de Goji ou, se preferirmos, as Goji Berry são uma das frutas sensação do momento, devido a todos os benefícios que têm sido associados a essa fruta milagrosa. Contudo, o que são as bagas de Goji? É precisamente a esta questão que vamos responder e tentar elucidar os leitores com algumas informações úteis sobre essas bagas.

Desde a manutenção de um coração saudável, de uma circulação sanguínea apropriada, ao melhoramento do sistema imunitário, protegendo concomitantemente contra doenças como o cancro ou mesmo o aumento da longevidade, muitos são as vantagens que são ligadas à fruta, porém muitas não têm, por enquanto, estudos científicos que as suportem.

 

O que são as bagas de Goji?

As bagas de Goji são bagas de cor alaranjada naturais das montanhas do Himalaia, na fronteira da China. Uma vez que são muitas vezes danificadas no processo de colheita, são também cuidadosamente secas, de forma a preservar as mesmas, antes de qualquer exportação.

As suas aplicações têm sido muito distintas, desde a culinária até à medicina. Na realidade, as Goji Berry têm sido utilizadas no âmbito da medicina tradicional chinesa à vários séculos, ou seja, por várias gerações, para controlar a diabetes e a pressão arterial, a febre, problemas de visão, melhorar a fadiga, entre outros aspectos. As bagas podem ser consumidas cruas, cozinhadas ou secas, como passas, e utilizadas em chás, sumos e mesmo vinhos.

Os benefícios das bagas de Goji, devidamente sustentados por estudos, são ainda limitados, mas vejamos mais abaixo.

 

Quais são os benefícios das bagas de Goji?

Estas bagas, tais como outras, são ricas em antioxidantes, o que pode proteger o corpo contra danos oxidativos. Além disso, as bagas contêm ainda amidos complexos que podem beneficiar a função imunológica e reduzir a fadiga associada a quem vive em condições difíceis relacionadas com a elevada altitude.

Os antioxidantes moderam o poder destrutivo dos radicais livres, substâncias que ocorrem normalmente no corpo, mas que quando são produzidas de forma excessiva podem acelerar os danos nas células, bem como a sua potencial destruição.  Algumas pesquisas mostram que uma dose de extracto de bagas de Goji fornecidas durante um teste de um mês melhorou os níveis de protecção dos antioxidantes e reduzir concomitantemente os elementos responsáveis pelos danos oxidativos no sangue em quase 10%. É importante realçar que, apesar desta pesquisa ser promissora, os testes de amostra das bagas de Goji eram altamente purificados, o que pode não reflectir o mesmo conteúdo das bagas que se encontram em lojas e supermercados.

As Goji Berry têm também compostos ricos em vitamina A, os quais podem também conferir benefícios para a saúde. A vitamina A e os seus derivados podem ajudar a proteger contra eventuais danos na pele, ajudar a manter a visão nocturna e inclusive beneficiar o sistema imunitário.

Alguns pesquisadores sugerem que os extractos das bagas de Goji podem ajudar a melhorar a disposição e proteger contra doenças relacionadas com a idade, como a doença de Alzheimer, embora não haja propriamente provas médicas robustas que suportem essas alegações.

De qualquer forma, estas bagas são uma excelente fonte de antioxidantes, cujas pesquisas preliminares mostram alguns potenciais efeitos benéficos para a saúde, quando tomadas da melhor maneira. Contudo, são necessários mais estudos sobre a matéria.

 

As bagas de Goji têm efeitos secundários?

Podem existir algumas interacções entre as bagas de Goji com alguns medicamentos. Essas bagas podem interferir com medicamentos para a diabetes e para a elevada pressão arterial (entre outros), razão pela qual deve-se ter algum cuidado, certificando-se com o seu médico, farmacêutico ou nutricionista de que realmente é seguro tomar medicamentos com este fruto silvestre.

Além disso, se tem alergias relacionadas com o pólen, será melhor manter-se afastado deste fruto. Estas bagas também são ricas em oxalato, o que pode causar problemas de saúde nos rins.

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...