Pode parecer brincadeira, mas a verdade é que as suas unhas podem dizer muito acerca da sua saúde. Muitos sinais podem passar despercebidos porque pensamos não terem grande significado, mas será boa ideia começar já hoje a dar-lhes mais importância. É verdade que muitos dos sinais podem ser apenas isso, mas noutras ocasiões isso poderá significar algo mais. É sempre uma boa ideia saber o que as suas unhas dizem sobre a sua saúde, para assim saber se deve ou não ir ao médico quando vir alguma coisa fora do normal.
Tabela de Conteúdos
Unhas partidas
Se tem as unhas partidas ou se elas se partem com frequência, é possível que tenha carência de algumas vitaminas. As vitaminas mais necessárias são a vitamina A, a vitamina C e a biotina. A biotina ajuda a fortalecer as unhas e faz com que estas não se partam com tanta facilidade. Se pinta as unhas com frequência e estas também se costumam partir muitas vezes, então isso talvez seja um sinal que lhes deve dar algum descanso de tantas manicuras.
Unhas em forma de colher
Se tem as unhas com uma forma diferente (como se fosse uma colher) então é possível que tenha falta de ferro no sangue. Deve realizar uma análise ao sangue para verificar se está tudo bem ou se deveria tomar suplementos de ferro. Para além disso, deveria também melhorar a sua dieta com alimentos ricos em ferro (consumindo, por exemplo, mais carne vermelha, espinafres ou cereais). Ter falta de ferro é uma situação relativamente fácil de corrigir, mas não deixe a situação se arrastar pois isso pode conduzir a uma situação de anemia. Quanto mais tempo deixar passar sem se tratar, pior será para a sua saúde.
Listas e pontos brancos
Por vezes pode haver listas e pontos brancos nas unhas e isso poderá ser um sinal de problemas nos rins, embora também possa ser simplesmente porque bateu com elas contra alguma coisa. Mas se notar que tem múltiplas listas brancas que não desaparecem, e se sabe que não bateu em lado nenhum, então não ande a evitar fazer uma visita ao seu médico para descartar qualquer eventual problema.
Sinais de outras doenças
Mas as unhas quebradiças também podem significar, por exemplo, doenças sistémicas como hipotiroidismo ou hipertireoidismo, distúrbios circulatórios ou simplesmente uso excessivo de produtos químicos, como os de limpeza doméstica.
Ondulações podem ser reflexo de doenças da matriz ungueal (onde a unha nasce), psoríase ou outros processos infecciosos.
Coloração alterada, como a metade da unha vermelha e a outra esbranquiçada, pode significar problemas renais.
Unhas com manchas azuladas ou em tons de roxo podem significar problemas pulmonares.
Outras alterações na cor podem ser apenas traumas na matriz ou infeção por fungos.
Unhas duras e grossas podem ser complicações causadas também por fungos, indicar distúrbios circulatórios ou simplesmente traumas como o uso em excesso de calçado apertado.
Lara C. Cardoso
Março 12, 2017Adorei as dicas