como baixar o colesterol

Como baixar o colesterol

como baixar o colesterolComo é sobejamente conhecido o colesterol alto é um factor que aumenta drasticamente o risco em relação a doenças cardíacas. Existem muitas formas para baixar o mau colesterol e algumas delas podem mesmo nem ter necessidade de recorrer a medicamentos ou drogas.

Trata-se simplesmente de mudanças de vida terapêuticas, que são todos os ajustes que podemos fazer à nossa rotina diária para melhorar a nossa saúde. Estes ajustes costumam ser as típicas recomendações dadas pelo nosso médico como primeira forma de enfrentar o problema. Se tiver os níveis de colesterol muito altos, ou se sofre de alguma condição em particular, poderá ser que o seu médico lhe recomende algum tipo de medicação ou tratamentos adicionais às mudanças que de seguida vamos mencionar.

Existe uma lista de recomendação para as pessoas que querem baixar o seu colesterol e ao mesmo tempo manter uma boa saúde. Para isso é preciso:

 

Perder peso

Ter excesso de peso pode aumentar os níveis de LDL (“mau” colesterol) e baixar os níveis de HDL (colesterol “bom”). Esta combinação apenas cria mais problemas, dado que nos coloca na posição ideal para vir futuramente a sofrer com problemas cardíacos Se tiver excesso de peso e conseguir perder nem que seja apenas 5 a 10% do seu peso corporal, irá mostrar melhorias nos seus níveis de colesterol. Existe uma série de dietas e receitas que pode seguir para alcançar um peso saudável. Aqui, neste blogue irá encontrar certamente alguma dieta que se adaptará a si.

 

Como baixar o colesterol aumentando a actividade física

Actualmente diz-se que devemos fazer exercício durante 30 minutos por dia, 5 dias por semana. Alguns estudos já mostraram que assim poderá baixar levemente o colesterol LDL e aumentar o HDL. Mesmo que não faça exercício físico há algum tempo, se iniciar actividades de baixo impacto e intensidade, como por exemplo caminhar durante 30 minutos seguidos, será o suficiente para ajudar um pouco a baixar os seus níveis de colesterol.

 

Modificar a dieta

Existem dietas feitas especificamente para baixar a quantidade de gordura, ajustando-a para os parâmetros nos quais o colesterol deveria baixar. Especificamente, estas dietas devem ter altos conteúdos de fibras solúveis, muita fruta e vegetais e deve haver uma consciencialização entre o que são as gorduras “boas” e “más”. Independentemente da dieta escolhida, é importante que a dieta seja saudável, com muitas frutas e vegetais, além de grãos integrais e fontes magras de proteínas. Deve também ser limitado o consumo de carnes gordas, fritos, bolos e tudo o que sejam alimentos com excesso de gorduras.

 

Alimentos para uma dieta baixa em colesterol

A variedade de alimentos que se podem comer numa dieta baixa em colesterol é surpreendentemente ampla. O mais importante é ter em conta os tipos de gordura consumidos, tentando minimizar o consumo de gorduras saturadas e substituindo-as por gorduras insaturadas.

Exemplos de fontes de gorduras insaturadas são: amêndoas, pistácios, peixe (especialmente salmão), abacate, sementes de girassol, grãos integrais (aveia, trigo integral, etc.). Não é necessário eliminar as carnes, mas deve optar pelas carnes magras como por exemplo frango ou peru. Também são muito importantes neste tipo de dietas os vegetais.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.