O que é a gengivite?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

gengivasCertamente que todos já ouvimos alguma vez este nome, mas a maioria não saberá exactamente o que significa e os problemas relacionados. Ou pior ainda, muitos padecerão deste problema sem o saberem. De uma forma resumida a gengivite é uma doença periodontal, que não doí, que afecta as gengivas e cuja principal manifestação é o sangramento destas devido à sua irritação e subsequente inflamação. Mas o que provoca a irritação das gengivas? Normalmente a gengivite está associada a uma deficiente higiene oral. Quando não se escova os dentes após as refeições, cria-se uma placa dental, uma película pegajosa na dentição, formada por bactérias, açúcares e restos de comida. Com o tempo, se não for eliminada, a placa transforma-se em tártaro, também conhecido como sarro, e introduz-se entre o dente e a gengiva, causando irritação e inflamação da gengiva.

A consequência imediata disto é o sangramento e a resultante sensibilidade das gengivas. Por este motivo, é primordial manter a boca limpa e uma higiene adequada. Mas quando falamos de um correcto asseio oral, não nos referimos unicamente a escovar os dentes. Além de escovar os dentes três vezes ao dia, deve-se passar pelos dentes um fio dental de forma a eliminar os restos de comida, e lavar com alguma solução eficaz na eliminação das bactérias que possam ainda ter sobrevivido após a lavagem.

A gengivite pode ter várias classificações, e quando não tratada a tempo pode transformar-se num problema ainda mais grave: a periodontite, popularmente conhecida como piorreia, cuja derradeira consequência é a queda dos dentes pois afecta o osso que segura as raízes dos dentes. Por este motivo é muito importante procurar ajuda odontológica se apresentar sinais de gengivite. O odontologista irá examinar a boca, as gengivas e os dentes, actuando em conformidade. Desta forma, recomenda-se o uso de soluções sem álcool e dentífricos que possam aliviar e minimizar a infecção.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...