astenia outonal

O que é a astenia outonal

astenia outonalAgora que estamos em plena época de outono escutamos frequentemente as palavras “astenia outonal”. No entanto, apesar de se tratar de uma expressão muito utilizada hoje em dia, nem todos sabem muito bem o que significa. Por essa razão vamos hoje dar-lhe toda a informação que necessita para saber em que consiste realmente esta resposta do corpo a esta estação do ano.

Quer descobrir o que é mesmo a astenia outonal? Então não perca o resto deste artigo!

 

Transição do verão para o outono

Há pessoas que nunca tiveram, nem vão ter este problema na sua vida, mas há muitas outras passam pelo problema da astenia outonal todos os anos. Esta é a resposta do nosso corpo a todas as alterações que têm lugar durante a transição do verão para o outono, ou seja, a diminuição das horas de luz solar, a descida das temperaturas, o regresso à rotina diária, etc.

 

Sintomas da astenia outonal

Como já referimos anteriormente, as mudanças que têm lugar durante esta época do ano podem afectar a nossa saúde. Entre as várias consequências, podemos destacar a alteração do estado de humor, o cansaço, a dificuldade para conciliar o sono, a falta de energia, a sensação de apatia, a irritabilidade, a diminuição do desejo sexual e redução do apetite.

 

O sol é o principal culpado

Sem dúvida que a diminuição das horas de sol é uma das maiores causas da astenia outonal. E há ainda que ter em conta que este facto provoca uma maior produção de melatonina pelo nosso corpo, o que por sua vez provoca sonolência e diminui a produção de serotonina. Em consequência, podemos sentir-nos mais tristes. Felizmente que os sintomas duram pouco tempo e normalmente não é preciso ir ao médico se costuma ter astenia outonal.

Você costuma passar por este problema durante a mudança do verão para o outono? Conte-nos um pouco da sua experiência e o que costuma fazer para mitigar os sintomas da astenia outonal.

5

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.