Conhecer a leucopenia

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

leucopeniaOs glóbulos brancos são os responsáveis pela protecção do nosso corpo em relação às infecções, especialmente as causadas por vírus e bactérias. Nos adultos, o número normal de glóbulos brancos ou leucócitos varia entre os 4.500 os 10.000/mm³. Quando o número de leucócitos diminui e se situa abaixo dos 4.000 – 4.500 /mm³ aparece uma doença chamada leucopenia, que faz com que as pessoas que padecem deste problema tenham um risco maior de vir a sofrer infecções devido à diminuição das defesas do organismo.

Existem quatro tipos de leucócitos, que são os neutrófilos, linfócitos, eosinófilos e os monócitos. Consoante o tipo de leucócito que diminuiu estamos perante neutropenia, linfopenia, eosinopenia ou monocitopenia. A leucopenia mais habitual é a devida a um baixo número de neutrófilos, a neutropenia, tanto que por vezes os especialistas utilizam ambos os termos indistintamente.

 

As causas mais habituais da leucopenia são as seguintes:

  • Infecções virais, já que alteram temporariamente a função da médula óssea.
  • Doenças congénitas em que ocorre uma diminuição da função da médula óssea.
  • Cancro ou outras doenças em que a médula óssea sofreu danos, como a leucemia.
  • Doenças auto-imunes que destruam as células brancas do sangue ou as células da médula óssea, como o lúpus.
  • A tomada de alguns medicamentos, como antibióticos, diuréticos, alguns anti psicóticos, anticonvulsivos, anti-histamínicos ou alguns utilizados no tratamento da esclerose múltipla.
  • A Quimioterapia.
  • Doenças como a síndrome mielodisplásico (SMD), VIH ou SIDA, Mielofibrose, Mielocatexia, Síndrome de Kostmann, artrite reumatóide, deficiência de alguma vitamina, etc. etc.

 

Para determinar o número de leucócitos no sangue é realizada a sua contagem através de uma análise ao sangue, que deve ser realizada em jejum.

No entanto, são muitas as vezes em que a leucopenia não tem uma causa conhecida, e se for ligeira ou moderada, os pacientes não costumam sofrer qualquer repercussão ou sintoma.

loading...

2 Comentários

  1. ana libia

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...