Gases no estômago – Causas e remédios para o tratamento dos gases

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

prisão de ventreA maioria de nós certamente que já sofreu pelo menos uma vez na vida dos incómodos gases no estômago. Estes costumam provocar uma dor bastante incómoda em toda a zona abdominal, e quando são expulsos costumam ser acompanhados por um odor um pouco desagradável.

Vamos hoje tentar esclarecer as causas mais comuns para o surgimento dos gases no estômago e saber qual é a melhor forma de os evitar.

 

Os gases no estômago são uma situação normal

Ter gases não é algo anormal no corpo humano. Estes podem ser expulsos de duas formas: pela boca mediante arrotos, ou pelo recto através de flatulência.

O normal é expulsar cerca de 15 gases durante todo o dia, pelo que não se deve assustar no caso de ter um ou outro episódio de gases. Mas se tiver episódios com mais frequência, isso já poderá resultar de algum problema mais sério, que se pode dever a diferentes factores ou causas que é preciso analisar mais detalhadamente.

 

Arrotos

No caso da expulsão de gases ser realizada através de arrotos, isso pode-se dever ao facto da pessoa comer demasiado rápido e engolir mais ar do que o normal, o que vai acabar por provocar os ditos gases.

Outra causa que leva à formação de gases pode ser pelo facto de a pessoa estar (ou ser) demasiado stressada, porque isso faz com que a pessoa ingira mais ar do que o normal.

 

Flatulência

Quando os gases têm origem no estômago e são expulsos através de flatulência, uma das causas mais comuns é devido ao hábito de mastigar pastilhas ou chicletes (ou quaisquer outro tipo de objecto na boca). Nestes casos, o melhor é começar a comer de forma pausada e deixar mesmo de lado esses hábitos (mastigar pastilhas, chicletes) para conseguir acabar com os incómodos gases.

Outra das causas mais usuais que pode dar origem a flatulência é devido à digestão de certos alimentos.

Muitas pessoas têm também um estômago muito delicado e não assimilam bem determinados alimentos, o que acaba por provocar a formação de gases. É por isso que nestes casos o melhor é optar por um tipo de dieta que seja ligeira e com alimentos fáceis de digerir.

barriga inchada

Conselhos para evitar a formação de gases

Se costuma ter gases no estômago, então deve começar a comer de forma tranquila, pausada e sem pressa. Não se esqueça também que deve mastigar bem durante a comida para evitar a ingestão excessiva de ar.

Em relação ao tipo de alimentação a seguir, deve evitar o consumo de alimentos que provoquem flatulência, como por exemplo legumes, frutos secos, sumos com gás ou cerveja.

Se sofre diariamente com o stress, então é muito importante realizar algum tipo de actividade que o/a ajude a desligar-se dos problemas diários e assim evitar a formação de gases.

Se apesar destes conselhos os gases ainda continuarem a formar-se no seu estômago, então é importante que recorra à ajuda de um especialista para ajudar a acabar com o problema.

 

Como podemos ver, os gases no estômago são um problema bastante comum e mais frequente do que a maioria de nós pensa. É por isso que deve tentar seguir todos estes conselhos para tentar evitar o melhor possível a formação dos incómodos e dolorosos gases.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...