7 alimentos com cálcio que não são de origem láctea

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

alimentos com cálcioNo é nenhum segredo que o cálcio é vital para se ter os ossos e os dentes fortes e saudáveis. Este mineral também ajuda o corpo a manter os vasos sanguíneos saudáveis, a regular a pressão arterial e mesmo a prevenir a resistência à insulina (que pode conduzir à diabetes tipo 2). Os adultos devem de consumir cerca de 1.000 mg de cálcio por dia, e sabe-se que de uma forma geral, são poucas as pessoas que consumem o suficiente.

Um primeiro dado curioso é que a vaca não bebe leite de qualquer outro animal para obter cálcio. A vaca come o pasto, o pasto é verde e daqui podemos deduzir que os alimentos de cor verde são uma das fontes mais importantes de cálcio.

Outro dado curioso é que os seres humanos são a única espécie a beber leite de outro animal e que continua a consumir mesmo após o desmame. Parece que os mamíferos estão “programados” para beber leite apenas quando são mais novos, pelo que existem na natureza outras fontes de cálcio provenientes de outros alimentos.

Se você é intolerante à lactose ou alérgico à caseína, há menos necessidade de consumir cálcio através do leite ou de produtos lácteos.

Se por alguma razão não deve ou não quer consumir produtos lácteos, a seguinte lista é de alimentos com muito conteúdo em cálcio:

  1. Espinafres e todos os vegetais verdes: O equivalente a uma chávena de espinafres cozidos tem cerca de 200 mg em cálcio. Pode sempre incluir espinafres em qualquer refeição principal.
  2. Sardinhas: Há 321 mg em 7 sardinhas. Para além disso as sardinhas têm bastante vitamina D e ómega 3. Pode-se incluir sardinhas na sua alimentação ao almoço ou ao jantar.
  3. Feijão preto: 185 mg em 1/2 copo. Também tem potássio e ácido fólico.
  4. Figos: 107 mg em 2 figos. Esta fruta tem ainda antioxidantes, fibra e cálcio.
  5. Amêndoas: 72 mg em ¼ de copo. Para além do cálcio, tem ainda vitamina E, potássio e ferro.
  6. Laranjas: 65 mg de cálcio numa laranja de tamanho médio. Quem não gosta de uma deliciosa laranja a meio da manhã ou de utilizar e seu sabor cítrico para temperar e alegrar qualquer prato?
  7. Grão-de-bico: 1 copo tem 150 mg de cálcio.

Mensagem final: Pode incluir qualquer um dos alimentos anteriormente mencionados para obter cálcio e não estar apenas dependente de produtos lácteos.

Se lhe interessa artigos sobre alimentação saudável dê aqui uma vista de olhos.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...