Anda a tentar perder peso? É normal. A primavera está mesmo aí e todos querem perder aqueles quilinhos a mais que ganharam durante o inverno. Já são muitos os que perderam a preguiça e começaram a trabalhar para ficar em forma, a perder peso e a ficar com melhor aspecto para os meses mais quentes que aí vêm.
Embora seja possível fazer exercício tanto em casa como na rua, muitas pessoas preferem ir até ao ginásio. E a verdade é que aqui têm acesso a imensas máquinas que permitem fazer todo o tipo de exercícios. Uma das máquinas mais conhecidas e que mais sucesso tem nos ginásios é a bicicleta elíptica, mas isso não é de estranhar porque tem uma série de vantagens. Quer saber quais?
Tabela de Conteúdos
Três movimentos num único
As máquinas elípticas são uma mistura de três movimentos que se observam na máquina de step, correr e esquiar. Trata-se da máquina perfeita para pessoas com lesões nos joelhos, problemas nas costas e doenças como a osteoporose, já que o pé está sempre apoiado e o movimento é oval. Para além disso é ideal para tratar as lesões desportivas do trem inferior, como por exemplo dos ligamentos, do menisco ou problemas músculo-esqueléticos do joelho, tornozelo e quadril.
Mais calorias perdidas
Ao contrário do step, a bicicleta elíptica tem a vantagem de trabalhar ao mesmo tempo tanto os membros inferiores como os superiores, aumentando as calorias queimadas. Com esta máquina queima-se a mesma quantidade de gordura que uma corrida com a mesma intensidade e duração, com a vantagem de se reduzir as probabilidades de se vir a ter alguma lesão. E se for aumentada a intensidade dos movimentos, aumentando a passada, também aumenta consideravelmente o número de calorias consumidas.
Outras vantagens das bicicletas elípticas
Para além de todas as vantagens anteriormente referidas, a bicicleta elíptica têm ainda muitas mais:
- É muito fácil de aprender
- Melhora o sistema cardiovascular pois é um exercício aeróbico
- A estrutura óssea é reforçada, mantendo a densidade óssea
- É um treino muito completo
E você? Costuma fazer bicicleta elíptica? Conte-nos a sua experiência.