bílis

Vomitar bílis, quando ocorre e porquê?

bílisBílis ou fel é aquela substância líquida amarela, viscosa e com um sabor amargo que é continuamente produzida pelo fígado, que a envia para a vesícula biliar à medida que é produzida, onde é armazenada.
A bílis é composta por água, colesterol, lecitina, bilirrubina (o resultado da decomposição dos glóbulos vermelhos), sais biliares (gluconato de sódio e taurocolato de sódio) e finalmente iões de bicarbonato.
A função da bílis no organismo é muito importante. Intervém nos processos digestivos a fim de emulsionar as gorduras para que possam ser digeridas mais tarde. Também torna possível que vitaminas lipossolúveis como: D, K, E e A sejam libertadas para que possam ser absorvidas pelo organismo.
Tem também uma ação neutralizadora do excesso de ácidos estomacais e bactericidas, pois consegue eliminar os micróbios que entram com os alimentos e desintoxicante que minimiza os danos do álcool e das drogas.
Mas todas estas funções maravilhosas são cumpridas dentro do duodeno. O que acontece para que a bílis deixe o duodeno? Como dissemos no início, a bílis pode alcançar o estômago quando, após uma longa sessão de vómitos, o estômago está vazio mas os espasmos não param, fazendo com que a válvula pilórica se abra e permitindo que a bílis passe para o estômago e isto, por sua vez, expulsa-a.
E isto é o que acontece fisicamente para nos fazer vomitar a bílis. Mas as razões que causam a abertura da válvula pilórica e deixam passar a bílis vão desde vómitos intensos causados por gastroenterite, reação alérgica a um alimento, ingestão excessiva de álcool ou mau funcionamento da válvula, causada por uma úlcera péptica, ou obstrução intestinal, isto é, quando o intestino delgado sofre um bloqueio ao dobrar-se incorretamente causando dor intensa, vómitos e dificuldades respiratórias, entre outros efeitos. O refluxo biliar é outra doença que pode causar o vómito da bílis.
Como pode ver as causas são muito variadas, por isso é aconselhável consultar um médico se vomitar bílis para aplicar o tratamento adequado.
Partilhe e comente este artigo com os seus amigos.
3

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.