verduras cozidas

Verduras cozidas: 7 boas razões para a sua saúde para comer verduras

verduras cozidas

As verduras têm quantidades significativas de fibra, vitaminas e minerais, o que as converte numa boa forma de satisfazer as nossas necessidades diárias de nutrientes. Quer coma as suas verduras e hortaliças cozidas ou cruas, estas são sempre muito nutritivas.

 

Disponibilidade de nutrientes

Na realidade, cozer aumenta a disponibilidade de alguns nutrientes como a vitamina A, o cálcio, o ferro e o antioxidante licopeno. As paredes celulares dos vegetais decompõem-se durante a cozedura, o que facilita a absorção pelo corpo dos nutrientes.

Para além disso, algumas verduras como os espinafres, ficam mais pequenos quando cozinhados, pelo que quando se comem cozidas obtém-se mais nutrientes do que se a mesma verdura fosse comida crua.

Cozinhar as verduras pode destruir alguns nutrientes, especialmente quando  cozinhadas em água. Mas irão perder menos nutrientes se cozer as verduras no vapor em vez de as cozinhar no forno, assadas, fritas ou salteadas.

 

Aumente gradualmente o seu consumo

O aumento repentino do consumo de verduras cozidas pode causar problemas digestivos, como por exemplo gases e prisão de ventre porque o corpo não está acostumado a tanta fibra adicional.

Para evitar problemas digestivos, aumente gradualmente a quantidade de verduras cozidas que comer diariamente para evitar os gases e a prisão de ventre devido ao aumento repentino da fibra.

 

Variedade de receitas para preparar

Quer cozinhe você as verduras ou mesmo se as comprar já cozidas no supermercado, existem múltiplas ideias para cozinhar verduras cozidas que tornarão muito fácil a tarefa de as adicionar à sua dieta habitual. É um produto muito versátil e fácil de utilizar na cozinha.

 

Segurança alimentar

As verduras podem (por vezes) estar contaminadas com bactérias ou outras substâncias que podem causar doenças transmitidas pelos alimentos.

Cozer destrói muitas destas substâncias, fazendo com que os vegetais cozinhados sejam mais seguros do que os crus do ponto de vista da segurança alimentar, especialmente para as pessoas com sistemas imunitários mais delicados.

 

Fibra insolúvel

A fibra insolúvel nos vegetais tem o nome de celulose e é esta que dá forma aos vegetais. As verduras cozidas são especialmente altas em fibra insolúvel, uma vez que este tipo de fibra encontra-se nas paredes celulares das plantas.

A fibra proporciona volume à sua dieta, ajudando os alimentos a passar através do sistema digestivo mais rapidamente e não sendo decompostos ao longo do corpo.

 

Fibra solúvel

As verduras são naturalmente ricas em fibra solúvel que é armazenada dentro das células da planta. A fibra solúvel é mais facilmente tolerada pelo sistema digestivo e retarda a absorção de hidratos de carbono, mantendo os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.

A fibra solúvel ajuda a regular a passagem das fezes através do tracto digestivo e, ao reter água, torna-se mais moles e volumosas. A fibra solúvel é também útil para tratar a diarreia já que absorve o excesso de líquido.

 

Cozedura e fibra

Se tem dificuldade em digerir as verduras cruas, então é provável que isto se deva ao conteúdo de fibra que o corpo tem problemas em decompor.

Algum tempo de cozedura pode mesmo ajudar a suavizar o conteúdo de fibra nas verduras, o que pode ajudar o nosso sistema a processá-las mais facilmente.

 

Agora já sabe melhor que comer verduras cozidas tem grandes e importantes benefícios para a saúde. Agora tem ainda mais razões para as incluir regularmente na sua alimentação.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.