Rica Saude

Vantagens e inconvenientes da dieta cetogénica

dieta cetogénicaAntes de decidir fazer a dieta cetogénica é aconselhável conhecer quais são as suas vantagens e inconvenientes. Veja este artigo que lhe poderá ser muito útil.

 

O que é a cetose

A cetose é um estado fisiológico natural que ocorre quando se restringe a quantidade de hidratos de carbono abaixo dos 30-80 gramas por dia. Quando o corpo não recebe hidratos de carbono suficientes, a primeira coisa que acontece é que as reservas de glicose armazenadas em forma de glicagina (glucagon no Brasil) tanto nos músculos como no fígado vão-se esgotar.

Depois de esgotadas estas reservas (o que pode demorar entre 3 a 5 dias), o organismo vai começar a queimar gorduras para obter combustível. É aqui que entramos em cetose, já que no fígado são gerados corpos cetónicos que são derivados das gorduras cuja função é a de “fazer de substitutos” da glicose na ausência da mesma.

Com efeito, os corpos cetónicos têm a propriedade de servir como combustível no cérebro (antes pensava-se que o cérebro apenas podia funcionar com glicose).

É por esta propriedade de queimar gorduras que são utilizadas as dietas cetogénicas, de forma a perder peso ou definir melhor a musculatura (baixar a percentagem de gordura corporal de forma definitiva).

No entanto, antes de começar uma dieta cetogénica é preciso ter em conta tanto as vantagens como os inconvenientes ou efeitos secundários que a cetose pode provocar. Por outro lado, deve-se sempre fazer este tipo de dieta sob a supervisão de um profissional (nutricionista qualificado ou médico).

 

Vantagens da dieta cetogénica

 

Desvantagens

 

Efeitos secundários

 

Por último, há que referir que a dieta cetogénica não é aconselhável a pessoas com problemas hepáticos, renais ou cardíacos, grávidas, mulheres a amamentar, crianças e adolescentes em idade de crescimento.

Exit mobile version