Valores Normais de Colesterol

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ColesterolUma simples análise ao sangue pode determinar se temos algum problema com o nosso colesterol. Toda a substância gorda que o nosso corpo necessita é produzida pelo mesmo. E quando estes níveis começam a aumentar, isso significa que a nossa alimentação e estilo de vida não são saudáveis. As gorduras saturadas elevam o colesterol no sangue e fazem com que esta gordura se acumule e adira às paredes das artérias, podendo até mesmo tapá-las e reduzir assim o fluxo sanguíneo. Se esta acumulação se romper, irá formar um coágulo que pode bloquear o fluxo do sangue para o coração ou para o cérebro. Para melhor controlar este problema, vamos hoje mostrar quais são os valores normais de colesterol.

 

Quem deve fazer um exame de colesterol?

Os exames de colesterol ajudam-nos a saber se existe algum risco de vir a ter doenças graves devido ao colesterol estar em níveis demasiado altos. É recomendável que os homens façam, pelo menos, um exame ao colesterol antes dos 35 anos e as mulheres antes dos 45.

Por outro lado, se padece de doenças como por exemplo diabetes, apoplexias, pressão arterial elevada ou doenças cardíacas, então este seguimento deve ser mais exaustivo.

 

Valores normais de colesterol

Para entender os valores de colesterol, devemos primeiro saber que existem vários tipos de colesterol e que cada deles tem um valor que deveria ser o normal.

Em primeiro lugar temos a lipoproteína de baixa densidade. Esta pode ser encontrada na análise com a designação de LDL e é normalmente chamada de colesterol “mau”. Os valores do colesterol LDL devem estar entre os 70 e os 130 mg/dL, mas o ideal será mantê-los nos 100 mg/dL.

No caso da lipoproteína de alta densidade ou HDL, também conhecido como colesterol “bom”, o seu valor normal é 60 mg/dL. Contrariamente ao LDL, quanto mais alto for o número, tanto melhor. Ter esse valor a menos de 40 mg/dL pode colocar a sua saúde em perigo.

Outro dado que podemos encontrar nas análises é o colesterol total. Neste caso os números mais baixos são um bom indicador. 200 mg/dL é o valor ideal. Se o seu exame mostra entre 200 e 239 mg/dL, então é hora de tomar medidas preventivas para o baixar. No caso dos valores das análises estarem entre 240 e 300 mg/dL, o seu corpo está em perigo e é necessário uma mudança urgente de hábitos.

Também temos o colesterol VLDL ou lipoproteína de muito baixa densidade. Este é o que contém a maior quantidade de triglicéridos e é outro dos colesteróis da categoria dos “maus”. Os seus valores normais estão entre os 2 e os 30 mg/dL.

Por último, temos os triglicéridos. O seu valor normal deve estar entre os 10 e os 150 mg/dL. Ter os triglicéridos altos pode causar inflamações no pâncreas, pelo que deve evitar tê-los em valores entre os 200 e os 499 mg/dL. Há que referir que estes níveis podem variar entre os vários laboratórios que realizam estas análises.

Valores Normais de Colesterol

Com que frequência devo fazer análise ao níveis de colesterol?

No caso de os seus valores estarem normais, poderá repetir o exame a cada 5 anos. No entanto, se tem diabetes, hipertensão arterial ou doenças cardíacas, então o seu médico deverá indicar qual a frequência mais adequada para o seu caso. E se já lhe foi diagnosticado colesterol alto, ou se anda em tratamento, então é importante fazer este exame uma vez por ano.

 

Como é feito o exame ao colesterol?

Geralmente é feita uma análise ao sangue e deve estar em jejum pelo menos durante 8 a 12 horas. Desta forma será possível obter os dados necessários para saber se temos o colesterol elevado.

Também existe um exame chamado perfil lipídico que é mais detalhado. O seu médico deverá indicar-lhe qual o mais indicado para si.

 

Se quer saber mais sobre o colesterol, então convidamo-lo a ler o nosso artigo sobre colesterol alto: causas e tratamento.

 

Este artigo é meramente informativo. Não temos competência para receitar tratamentos médicos ou realizar algum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico se tiver algum problema de saúde ou mal-estar.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.