Valores ideais de tensão arterial

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Valores ideais de tensão arterialMedir a tensão arterial é um acto que todos deviam fazer habitualmente para verificar se não existem problemas de saúde, pois existem imensas pessoas com hipertensão (tensão alta) ou hipotensão (tensão baixa), e não o sabem.

Pode-se assim ajudar a descobrir hipertensos desconhecidos (lembre-se de que a hipertensão só por si não causa sintomas, e que uma pessoa em cada três tem a tensão alta, mas metade delas pode nem o saber!).

Por essa razão, vamos hoje explicar mais detalhadamente como deve medir a tensão e quais são os valores ideais para a tensão arterial, de forma e poder evitar e/ou controlar os problemas relacionados com a mesma.

 

Significado dos valores de tensão arterial

O primeiro dos valores que aparece no écran do aparelho (esfigmomanómetro) é o que diz respeito à pressão máxima do sangue nas artérias. O segundo valor indica a pressão sanguínea mínima nas artérias.

Em Portugal a tensão arterial é descrita sob a unidade milímetros de mercúrio (mmHg). Logo, se o paciente tem uma pressão arterial de 120/90 mmHg, isso significa que a pressão máxima sobre a parede da artéria, que ocorre durante a sístole, é de 120 mmHg e a pressão mínima, que ocorre durante a diástole, é de 80 mmHg.

O público leigo costuma chamar de 12/8 (12 por 8), mas, na verdade, a forma correta é 120/80 (120 por 80), pois este é o valor da pressão em milímetros de mercúrio.

pressão arterial

Valores ideais de tensão arterial

Os valores normais de tensão arterial são entre 100 e 140 para a pressão máxima, e entre 60 e 90 para a pressão mínima. O normal é que a máxima não supere os 13 e a mínima não fique abaixo dos 90.

É também importante ter em conta que conforme se vai tendo mais idade, os valores normais de tensão arterial vão subindo um pouco.

Quando se fala de hipertensão os valores são superiores a 140 e 90, enquanto no caso de hipotensão os valores situam-se abaixo dos 100 e 60. De qualquer das formas, é importante fazer um seguimento diário e ir rapidamente ao médico quando os valores começam a estar fora do que seria normal.

Abaixo está um quadro com a classificação da pressão arterial, de acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia:

MáximaMínima 
Até 120Até 80Normal
120-13980-89Pré-hipertensão
140-15990-99Hipertensão arterial estádio 1
>160>100Hipertensão arterial estádio 2

 

Como tirar a tensão

Existem actualmente muitas formas de tirar a tensão arterial, pelo que já não há qualquer desculpa para não o fazer. Pode tirá-la numa farmácia ou mesmo em casa com um aparelho adequado para o efeito. Trata-se de um método bastante simples e fácil de fazer, pelo que não haverá qualquer problema em saber como está a sua tensão.

Saber como está a tensão arterial não custa nada e ajuda a descartar qualquer problema de saúde.

medir tensão arterial

Porque é bom manter a tensão arterial nos níveis ideais?

A tensão arterial tem muito mais importância do que na realidade parece, já que faz referência à força com a que o sangue viaja por todo o corpo.

Se a tensão arterial for demasiado alta, há um risco elevado do coração poder sofrer algum problema. Neste caso, o melhor é seguir um tipo de alimentação saudável e equilibrada, para além da prática diária de exercício físico.

O caso da tensão ser demasiado baixa é bastante menos comum e ocorre menos frequentemente entre a população. Este género de problema nas artérias pode vir a provocar problemas circulatórios e tonturas. Tal como acontece com a tensão alta, é essencial fazer uma alimentação correcta e ser seguido por um médico.

 

Espero ter esclarecido o essencial no que diz respeito à tensão arterial e que a partir de agora faça o seguimento correcto da mesma.

Lembre-se que uma tensão arterial ideal significa ter um coração com mais saúde, pelo que é muito importante seguir um estilo de vida saudável e sem grandes excessos.

Ter a tensão arterial demasiado alta ou baixa é sinónimo de que algo não está bem, pelo que é essencial recorrer à ajuda do seu médico de família, para que ele possa solucionar o problema.

E você? Tem os valores ideais de tensão arterial?

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...