Urocultura

Urocultura

UroculturaA urocultura é um exame realizado à urina, para diagnosticar uma infecção urinária e o antibiótico específico para o agente causador.
A infecção urinária pode desencadear ou não sintomas como ardor e dor ao urinar (disúria), sensação de bexiga cheia mesmo após urinar, urinar várias vezes (poliquiúria) e pouco de cada vez, urina fétida, concentrada ou com sangue.
A maior parte das infecções urinárias é provocada por bactérias, sendo mais frequente a echerichia coli. Esta bactéria é na maioria dos casos proveniente do trato intestinal. Se a infecção não for diagnosticada e tratada, a bactéria pode invadir o aparelho urinário, causar lesões nos rins e uma septicemia, em casos mais graves.
As mulheres têm mais infecções do que os homens porque a uretra é mais curta e o espaço entre o meato urinário e o ânus é menor.
A urocultura deve ser realizada com técnica asséptica para não alterar os resultados, pode dar um falso positivo devido a contaminação no momento da colheita. O técnico de laboratório deve ser informado se a pessoa está a fazer antibiótico ou diuréticos, na altura do exame porque interfere com o resultado.

Realização do exame urocultura

Este exame não necessita de jejum. Geralmente é feito com a primeira urina da manhã.
O procedimento varia consoante o laboratório. Podem pedir para a pessoa se lavar com água e sabão neutro, ou com soro fisiológico e enxugar com compressas esterilizadas. O primeiro jacto de urina é desperdiçado e o restante vai para o copo. Não necessita de estar cheio.
Outros laboratórios referem que não é preciso fazer a higiene. O restante procedimento é igual.
Nos bebes a colheita é feita no laboratório, utilizando um saco colector próprio que se cola na parte externa dos genitais. Se passado meia hora o bebe não urinar, retira-se o saco e repete-se o procedimento com novo saco.
Referencias: Manual de Enfermagem: Exames Laboratoriais e Diagnósticos – Editora – Editora Nova Guanabara
1

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.