Certamente que já ouviu falar dos chamados radicais livres, mas nem todos sabem o que são, nem como podem prejudicar a saúde.
Os radicais livres são criados quando o corpo metaboliza os alimentos ingeridos para gerar energia para o bom funcionamento do mesmo. São também necessários para lutar contra os vírus e as bactérias que atacam o organismo.
O problema acontece quando estes se acumulam em excesso em todo o corpo, o que acaba por provocar um envelhecimento mais acentuado das células, dando lugar ao aparecimento de diversas doenças que prejudicam a saúde.
Efeitos negativos
São muitos os efeitos negativos dos radicais livres sobre o organismo e sobre a saúde de qualquer pessoa. Se os radicais afectarem o ADN, podem fazer com que a pessoa sofra um envelhecimento prematuro e provocar diversos problemas de saúde. Quando afectam o sistema nervoso, podem provocar o aparecimento de doenças típicas desta área tais como Parkinson ou Alzheimer.
Outro tipo de efeito negativo dos radicais livres pode ocorrer sobre a pele da pessoa e fazer com que se torne menos elástica e suave. Para além disso podem vir a causar doenças como por exemplo cancro da pele.
Como pode ver, os radicais livres representam um problema mais sério do que a maioria das pessoas pensa, pelo que devemos evitá-los sempre que possível.
Conselhos para evitar a acumulação de radicais livres no organismo
A chave para evitar a acção negativa dos radicais livres no corpo consiste em levar uma vida mais saudável baseada numa alimentação equilibrada e fazendo um pouco de exercício físico todos os dias. Para além disso, deve ter em conta uma série de recomendações e conselhos que vamos conhecer de seguida:
- É muito aconselhável consumir uma grande quantidade de alimentos ricos em antioxidantes como por exemplo frutos secos e frutos vermelhos.
- O consumo de produtos ricos em vitamina C e E vai ajudar a evitar a presença dos temidos radicais livres no corpo.
- Quando se expuser ao sol deve evitar determinadas horas do dia mais perigosas para o corpo, mais concretamente entre as 11 e as 16 horas. Não se esqueça ainda de se proteger sempre com um creme de protecção solar.
- Deve evitar os maus hábitos na sua vida diária, como por exemplo o tabaco e o álcool, que são substâncias bastante nocivas para a saúde e que favorecem a acção negativa dos radicais livres.
- Se tiver de consumir medicamentos por qualquer motivo, não se esqueça que o deve fazer apenas com prescrição médica.
- O exercício físico diário é essencial porque ajuda a evitar a acumulação de radicais livres no organismo. Basta andar durante uns 50 minutos por dia para evitar os problemas provocados pelos radicais livres.
- Deve evitar (na medida do possível) o stress e os problemas. O stress diário faz com que se vão acumulando radicais livres no organismo com os consequentes problemas de saúde.
- Uma das principais causas para o aparecimento dos radicais livres costuma ser a poluição ambiental, pelo que deve evitar respirar ar contaminado.
Esperamos ter esclarecido as dúvidas sobre os famosos radicais livres e que a partir de agora possa levar uma vida que permita evitar os problemas de saúde relacionados com a acção dos ditos radicais no corpo. Se seguir todos estes conselhos não terá de se preocupar e poderá aproveitar a vida ao máximo.