Algumas recomendações para treinar a técnica e conseguir uma caminhar de forma efectiva e sem riscos:
- Manter o tronco erguido de forma a conseguir ter uma boa postura que favoreça a respiração e que evite uma sobrecarga dos músculos.
- Dirigir a vista para o horizonte, em frente e não para o chão, de forma a não causar problemas a nível cervical e contracturas no pescoço.
- Manter o abdómen e os glúteos ligeiramente contraídos, o que irá ajudar a endireitar a coluna e a trabalhar eficientemente os músculos durante a caminhada.
- Balancear os braços ao longo do corpo, com os cotovelos flectidos a 90 graus e levando-os sempre atrás, ligeiramente acima dos quadris.
- Levar as mãos relaxadas, ou seja, não apertar os punhos nem levar as mãos com os dedos totalmente estendidos, pois isto implica um desperdício de energia e de força.
- Fazer uma pisada começando pelo calcanhar e terminando com a ponta dos dedos, com o objectivo de não caminhar na ponta dos pés e sobrecarregando os tendões e os músculos da região posterior das pernas.
- Respirar de forma consciente e uniforme, inspirando sempre pelo nariz e exalando pela boca.
Com estes conselhos pode aperfeiçoar os seus movimentos e exercitar-se de forma segura, diminuindo os riscos de lesões e obtendo bons resultados. Por tudo isso, se gosta de caminhar para estar em forma, treine a sua técnica de caminhada.