Os médicos podem ser capazes de utilizar certos procedimentos para diminuir as cicatrizes causadas pela acne. Estes incluem preenchimentos, dermoabrasão, terapia da luz intensa e reafirmamento da pele. Vejamos abaixo as principais formas de tratamento para cicatrizes de acne:
Preenchimento facial – Colágeno ou gordura podem ser injectadas sob a pele e em cicatrizes para preencher ou esticar a pele, fazendo com que as cicatrizes se notem menos. Contudo, os resultados deste tratamento para as cicatrizes causadas pelas espinhas são temporários, pelo que o procedimento deverá ser repetido periodicamente para manter uma aparência contínua.
Peeling químico – É aplicado ácido potente na sua pele para remover a camada superficial e minimizar as cicatrizes profundas. Alguns peelings mais fortes podem eventualmente atingir ainda um nível mais profundo da sua pele.
Dermoabrasão – Geralmente reservado para cicatrizes severas, a dermoabrasão envolve a remoção da camada superficial da sua pele através de um escova de rotação rápida. As cicatrizes superficiais podem ser totalmente removidas com este procedimento e as cicatrizes mais profundas serão menos notórias. A dermoabrasão pode causar alguma mudança na pigmentação de pessoas com a pele mais escura.
Microdermoabrasão – Este novo tratamento para as cicatrizes causadas pela acne envolve um dispositivo que sopra cristais para a sua pele. Estes cristais vão, de forma suave, polir a superfície da sua pele. Depois, um tubo a vácuo remove os cristais, bem como as células de pele. Como só as células da superficie são removidas, a pele não é danificada. Porém, os resultados são subtis e as cicatrizes podem ser ainda visíveis, mesmo após várias sessões.
Tratamento a laser, terapia com luz e tratamento através de radiofrequência – No reafirmamento com laser, o feixe do laser destrói a camada exterior da pele (epiderme) e aquece a pele subjacente (derme). Quando a ferida sara, forma-se nova pele. Lasers pouco intensivos, terapias com luz pulsada e radiofrequência não prejudicam a epiderme. Estes tratamentos aquecem a derme e fomentam a formação de nova pele. Após diversos tratamentos, as cicatrizes da acne podem ser menos visíveis. Isto significa tempos de recuperação mais curtos, embora o tratamento normalmente necessite de ser repetido mais vezes e os resultados também sejam mais subtis.
Cirurgia da pele – Um procedimento menor, o qual corta e retira individualmente cicatrizes de acne. Pontos e agrafos na pele reparam o buraco deixado por preencher no lugar da cicatriz.