tratamento para acne

Tratamento para Acne

tratamento para acnetratamento para acne depende do tipo de acne que uma pessoa tem, nomeadamente se a acne é leve, moderada ou severa. Por vezes, o seu médico dermatologista poderá combinar tratamentos para obter os melhores resultados. O tratamento poderá incluir loções ou géis, para aplicar em determinadas áreas de pele atingidas pela acne, como é o caso de peito e costas (tratamentos tópicos). O paciente poderá também tomar medicação oral.

 

Tabela de Conteúdos

Acne Leve

A acne leve requer menos cuidados do que os outros tipos. Geralmente, basta uma higiene cuidada para tratar a acne leve, ao contrário do que acontece com a acne moderada e severa, que exigem outros cuidados no seu tratamento.

 

Acne Moderada

tratamento para acne moderada deve começar por uma lavagem diária da zona afectada com água morna e um sabão neutro, como o Dove. Além disso, o tratamento pode incluir:

Caso estes tratamentos não tenham o efeito desejado, deve consultar um médico especialista, para que este possa receitar loções ou cremes mais fortes, capazes de limparem eficazmente os poros.

 

Acne Severa 

Por vezes, a acne necessita de um tratamento com recurso a medicamentos mais fortes ou mesmo com conjugação de terapias. As manchas profundas, como nódulos e cistos, estão mais propensos a deixar cicatrizes. Como resultado, o dermatologista pode facultar antibióticos orais mais cedo para começar o processo de cura e regeneração. Este tipo de acne pode necessitar da combinação de várias terapias. O tratamento pode incluir:

  • Aplicação de peróxido de benzoíla
  • Drenagem de grandes espinhas e cistos por um médico
  • Aplicação, via prescriçao, de antibióticos, sob a forma de géis, cremes ou loções
  • Aplicação de retinóides com prescrição
  • Aplicação de ácido azeláico
  • Antibióticos orais com prescrição
  • Retinóides orais (tais como isotretinoína) com prescrição

 

Tratamento para as Cicatrizes da Acne

Existem vários procedimentos para remover as cicatrizes resultantes da acne, como os tratamentos a laser e a dermoabrasão. Algumas cicatrizes diminuem e desvanecem com o tempo. Contudo se as cicatrizes o/a incomodarem, fale com o seu médico. Ele poderá aconselhar-lhe e indicar-lhe qual o dermatologista ou cirurgião plástico que poderá lhe ajudar.

A maior parte dos tratamentos para a acne levam algum tempo. Geralmente, leva entre 6 a 8 semanas até o tratamento começar a mostrar resultados e a acne começar a melhorar de forma substancial. Alguns tratamentos podem fazer com a acne piore antes de melhorar.

Se a sua acne não tiver melhorado, após várias tentativas de tratamento, o seu médico poderá recomendar-lhe que tome retinóides orais, como a  isotretinoína, um último recurso no tratamento destas marcas, porque tem alguns efeitos secundários sérios, além de ser caro.

Nas mulheres, existem ainda algumas pílulas contraceptivas de baixa dosagem que podem ajudar a controlar a acne típica pré-menstrual.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.