Transtorno de ansiedade generalizada

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

tagO transtorno de ansiedade generalizada é um transtorno mental em que uma pessoa anda constantemente preocupada ou ansiosa em relação a muitas coisas, sendo muito difícil controlar esta ansiedade.

 

Causas

As causas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) são desconhecidas. É possível que os genes tenham alguma intervenção na origem deste problema. O estresse pode também contribuir para o aparecimento de TAG.

O TAG é bastante comum. Qualquer pessoa pode sofrer deste transtorno, até mesmo as crianças. Aparece com mais frequência nas mulheres do que nos homens.

ansiedade

Sintomas do transtorno de ansiedade generalizada

O principal sintoma é a presença frequente de preocupações ou tensão durante pelo menos 6 meses, até mesmo quando há pouca ou nenhuma causa clara. As preocupações parecem derivar de um problema para outro. Os problemas podem envolver a família, as relações interpessoais, o trabalho, o dinheiro e a saúde.

Até mesmo quando se tem consciência que as preocupações ou medos são mais fortes do que seria necessário, ainda assim uma pessoa com TAG tem dificuldade de os controlar.

Outros sintomas de TAG são:

  • Problemas de concentração
  • Fadiga
  • Irritabilidade
  • Problemas de falta de sono e/ou sonolência.
  • O sono não é reparador, nem satisfatório
  • Inquietação ao despertar

A pessoa também pode apresentar outros sintomas físicos. Estes podem incluir tensão muscular, problemas de estômago, sudorese ou dificuldade em respirar.

transtorno de ansiedade generalizada

Testes e exames

Não há nenhum teste específico para fazer um diagnóstico de TAG. O diagnóstico baseia-se nas respostas às perguntas feitas pelo médico em relação aos sintomas do transtorno. Provavelmente serão também feitas perguntas sobre outros aspectos da saúde física e mental. Pode ainda ser feito um exame físico ou testes de laboratório para descartar outras causas que possam causar sintomas semelhantes.

 

Tratamento

O objectivo do tratamento é ajudar a pessoa a sentir-se melhor na sua vida diária. A psicoterapia ou medicamentos por si mesmos podem ser úteis. Por vezes, uma combinação das duas pode funcionar melhor.

 

Psicoterapia

Muitos tipos de psicoterapia podem ser úteis para tratar o TAG. Uma psicoterapia comum e eficaz é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC pode ajudar a entender a relação entre os pensamentos, comportamentos e sintomas. A TCC implica frequentemente um número determinado de consultas. Durante a terapia pode-se aprender a:

  • Entender e controlar pontos de vista distorcidos dos factores estressantes na vida, como por exemplo o comportamento das outras pessoas ou acontecimentos normais da vida.
  • Reconhecer e substituir os pensamentos que causam pânico para ajudar a pessoa a sentir um maior controlo sobre a sua vida.
  • Lidar com o estresse e relaxar quando os sintomas aparecem.
  • Evitar pensar que os problemas menores se vão transformar em problemas terríveis.

tratamento da ansiedade

Medicamentos para o tratamento do transtorno da ansiedade generalizada

Certos medicamentos, usados normalmente no tratamento da depressão podem ser úteis para este transtorno. Funcionam prevenindo os sintomas ou tornando-os menos graves. Este medicamentos devem ser tomados todos os dias. Não suspenda o seu consumo sem falar primeiro com o seu médico.

Também se podem receitar medicamentos sedativos ou hipnóticos.

  • Estes medicamentos apenas devem ser tomados sob supervisão médica.
  • O seu médico irá receitar uma quantidade limitada destes fármacos. Não devem ser tomados todos os dias.
  • Podem ser usados quando os sintomas se tornam graves ou quando se está prestes a expor a alguma coisa que pode detonar os sintomas.
  • Se lhe for receitado um sedativo, não pode beber álcool quando tomar o medicamento.

 

Cuidados pessoais

Para além de tomar medicamentos e assistir à terapia, você pode melhorar se:

  • Reduzir o consumo de cafeína
  • Evitar as drogas ilícitas
  • Deixar de beber grandes quantidades de álcool
  • Fazer exercício físico
  • Descansar o suficiente
  • Consumir alimentos saudáveis

ansiedade

Grupos de apoio

O estresse causado pelo transtorno de ansiedade generalizado pode ser aliviado através de um grupo de apoio. A partilha das experiências com outras pessoas com os mesmos problemas pode ser uma boa ajuda para não se sentir sozinho.

Os grupos de apoio geralmente não são um bom substituto da psicoterapia ou da medicação, mas podem ser uma boa ajuda adicional.

 

Expectativas (pronóstico)

O pronóstico de uma pessoa depende da gravidade do transtorno. Em alguns casos o transtorno de ansiedade generalizada é crónico e difícil de tratar. No entanto, a maioria das pessoas melhora com medicamentos e/ou psicoterapia.

 

Possíveis complicações

A depressão e a adição à droga podem derivar do transtorno de ansiedade.

 

Quando deve contactar o médico

Consulte o seu médico se anda preocupado com frequência e sente-se ansioso, em especial se isto interfere com as suas actividades diárias.

 

Nomes alternativos

TAG; transtorno de ansiedade

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.