Transplante capilar é um procedimento cirúrgico que é levado a cabo para melhorar o problema da calvície.
Tabela de Conteúdos
Descrição
Durante um transplante capilar são passados cabelos de uma zona onde estes são mais abundantes para zonas onde há calvície.
A maioria dos transplantes capilares é levado a cabo num consultório médico. O procedimento é realizado da seguinte forma:
- É feita uma anestesia local no couro cabeludo. Também poderá receber um medicamento para relaxar.
- É limpo totalmente o couro cabeludo.
- É retirada uma tira de cabelo usando um bisturi e é colocada à parte. Esta zona de couro cabeludo é denominada zona doadora. O couro cabeludo é fechado com pequenas suturas.
- São separados pequenos grupos de cabelos ou cabelos individuais do pedaço de couro cabeludo que foi extraído.
- São limpas as zonas de calvície que vão receber estes cabelos saudáveis. Estas zonas do couro cabeludo são denominadas zonas receptoras.
- Fazem-se pequenos cortes na zona de calvície.
- São colocados os cabelos saudáveis com muita delicadeza nas incisões. Durante uma única sessão de tratamento podem ser transplantados centenas ou mesmo milhares de cabelos.
Porque é feito este procedimento
Um transplante capilar pode melhorar significativamente a aparência e confiança nas pessoas que estão a ficar calvas. Este procedimento não pode criar cabelo novo. A única coisa que é possível fazer é transferir cabelo das zonas onde este ainda existe para as zonas onde há calvície.
A maioria das pessoas que são submetidas a transplantes capilares têm padrões de calvície feminina ou masculina com perda de cabelo na parte frontal ou na parte superior do couro cabeludo. Para poder fazer este procedimento é necessário ter ainda cabelo abundante na parte posterior ou nos lados do couro cabeludo porque é necessário haver folículos pilosos suficientes para transplantar.
Em certos casos, as pessoas que apresentam perda de cabelo devido a lúpus, lesões ou outros problemas de saúde podem ser tratadas com um transplante capilar.
Riscos dos transplantes capilares
Os riscos de uma cirurgia em geral incluem:
- Sangramento
- Infecção
Outros riscos que podem ocorrer com este procedimento:
- Cicatrização
- Tufos de crescimento de cabelo de aparência pouco natural
É possível que o cabelo transplantado não tenha tão bom aspecto como seria desejável.
Se estiver a planear realizar um transplante capilar, então deve estar de boa saúde, uma vez que é menos provável que a cirurgia seja segura ou tenha sucesso se você não estiver bem de saúde.
Fale com o médico acerca dos riscos e das opções disponíveis antes de se submeter a este procedimento.
Após o procedimento
Siga as instruções do médico sobre os cuidados a ter com o couro cabeludo e outras medidas de cuidados pessoais. Isto é especialmente importante para garantir a recuperação.
Durante um dia ou dois depois do procedimento, você poderá ter um curativo cirúrgico grande ou mais pequeno que pode ser protegido por um boné.
Durante o período de recuperação após a cirurgia, o couro cabeludo pode estar muito sensível e é possível que tenha de tomar medicamentos para as dores.
Também poderá ser necessário tomar antibióticos ou medicamentos anti-inflamatórios após a cirurgia.
Expectativas (prognóstico)
A maioria dos transplantes capilares tem bons resultados que se traduzem num excelente crescimento do cabelo ao cabo de vários meses após o procedimento. Poderá ser necessária mais do que uma sessão de tratamento para conseguir os melhores resultados.
Os cabelos substituídos são geralmente permanentes e não são precisos grandes cuidados a longo prazo.