Se pensa que pode padecer deste transtorno ou se tem alguém próximo com este problema, então deve recorrer o mais rapidamente possível a ajuda especializada para ser diagnosticado o tipo de dislexia e trabalhar sobre a mesma.
Vamos de seguida falar sobre os tipos de dislexia existentes e quais são as características de cada uma para esclarecer as dúvidas.
Tabela de Conteúdos
Tipos de Dislexia: Dislexia fonológica
Neste tipo de dislexia o sujeito faz uma leitura visual de cada palavra. Nessa leitura observa as palavras de uma forma global, deduzindo unicamente as palavras conhecidas. Isto dá origem a dificuldades e erros na compreensão de uma leitura em particular ou mais específica. Uma pessoa com dislexia fonológica confunde bastante os pronomes, os artigos e as preposições.
As características da dislexia fonológica são:
-
Dificuldades subtis de discriminação de sons;
-
Não-associação dos símbolos gráficos com as suas componentes auditivas.
-
Confusão de sílabas iniciais, intermédias e finais;
-
Problemas de percepção auditiva;
-
Problemas de articulação;
-
Dificuldades em seguir orientações e instruções;
-
Dificuldades de memorização auditiva;
-
Problemas de atenção;
-
Dificuldades de comunicação verbal.
Formas simples de diagnóstico da dislexia fonológica:
-
Não identifica sons em palavras, nem sintetiza sons;
-
Não realiza a análise silábica;
-
Dificuldades na composição de sons;
-
Dificuldades na sequência de sons;
-
Dificuldades na retenção e reprodução de actividades rítmicas;
-
Dificuldades na leitura oral;
-
Dificuldades na compreensão da leitura;
-
Não fixa rimas nem lengalengas;
-
Dificuldades na articulação de palavras polissilábicas.
Dislexia superficial
Neste tipo de dislexia, a pessoa com este problema tem um transtorno a nível visual ou léxico. Por essa razão apresenta uma grande dificuldade de leitura e costuma cometer erros de omissão ou substituição de letras sempre que lê.
Para além disso, apresenta ainda graves problemas em relação à ortografia e no reconhecimento de certas palavras que se pronunciam de forma diferente da escrita.
As pessoas com este tipo de dislexia costumam ler de forma lenta e pouco fluída, pelo que à primeira vista é fácil detectar este tipo de dislexia.
Dislexia mista
A dislexia mista como poderá já estar a adivinhar é aquela que apresenta um transtorno de aprendizagem tanto no âmbito fonológico como no campo do léxico. Consequentemente, quem tem este problema comete erros tanto no campo auditivo como visual. A pessoa em questão tem algumas dificuldades de compreensão de certos significados de determinadas palavras, como por exemplo no caso das preposições, dos verbos e nas palavras do tipo abstracto.
Se tem um filho/a que apresenta algum destes sintomas, não hesite em recorrer o mais rapidamente possível a um especialista que o possa tratar como deve ser. É de vital importância tratar a criança o mais rapidamente possível para que a dislexia não se agrave.
Hoje em dia já se avançou imenso neste campos e, graças a novas técnicas, quem tem problemas de dislexia pode melhorar imenso deste transtorno de aprendizagem.
Se não for tratada a tempo, uma criança com dislexia costuma apresentar altos níveis de stress ou de ansiedade provocados pelos problemas de leitura e de gramática na escola. Nestes casos, para além da ajuda de um especialista no tema, costuma ser também necessária a ajuda de um psicólogo para ajudar a criança a sentir-se valorizada e a ultrapassar os problemas relacionados com a dislexia, como por exemplo a falta de auto-estima e nos relacionamentos sociais.
Espero ter esclarecido quais são os tipos de dislexia para que possa tratar o seu filho/a da melhor forma. Lembre-se ainda que é muito importante ter a ajuda de um bom profissional para tratar estes problemas atempadamente.