A anemia é uma patologia derivada da baixa concentração de hemoglobina no sangue, produzida tanto pela diminuição de glóbulos vermelhos como por uma alteração dos mesmos. Embora a anemia mais conhecida seja a derivada da falta de ferro ou anemia ferropriva, não é este o único tipo de anemia que existe, uma vez que a ela se unem outras derivadas da falta de várias substâncias, doenças ou alterações nos glóbulos vermelhos.
Os tipos de anemia que existem são:
- Anemia ferropriva: Como referimos anteriormente, é a mais frequente e é derivada da falta de ferro, o que faz com que o número de glóbulos vermelhos seja menor ou que o seu tamanho seja mais pequeno, o que faz com que o oxigénio não seja transportado no organismo da forma mais correcta.
- Anemia por carência de vitamina B12 (Anemia Perniciosa): a falta desta vitamina supõe uma baixa produção de glóbulos vermelhos no sangue.
- Anemia devido a doenças crónicas: Algumas doenças como o lúpus eritematoso sistémico, a artrite reumatóide, a doença de Crohn e de Hodking entre outras, conduzem à destruição de glóbulos vermelhos.
- Anemia hemolítica: ocorre quando há uma destruição de glóbulos vermelhos prematuros, causando baixos níveis dos mesmos.
- Anemia falciforme: é uma doença hereditária pela qual o organismo produz glóbulos vermelhos com um contorno diferente do habitual, em forma de foice. Isso faz com que a sua duração seja menor e dê lugar à anemia.
- Anemia de Fanconi: de origem genética, caracteriza-se por apresentar sintomas como anomalias nos dedos e na face. Pode ser diagnosticada por volta dos 6 anos de idade, ao observar os sinais clínicos da doença. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e com imunossupressores.
- Anemia por incapacidade da médula óssea (Anemia Aplástica): Se devida a alguma doença falhar o funcionamento desta, diminui o número de todas as células sanguíneas produzidas nela.