A testosterona é uma hormona masculina muito importante no organismo. E a verdade é que o seu nível é factor decisivo para evitar problemas de saúde e outros problemas como a fadiga, a fraqueza muscular ou problemas sexuais e do tipo ósseo. A sua perda pode ser evitada, pelo que é conveniente seguir uma série de conselhos que são ainda boas práticas saudáveis que todos os homens deviam ter em conta.
Tabela de Conteúdos
Gordura
O excesso de peso é um grande inimigo da testosterona. A chave está na gordura corporal que contém uma enzima chamada de aromatase. Esta faz reduzir os níveis de testosterona, uma vez que realiza um processo no organismo em que substitui a testosterona por estrógenio.
Um motivo pelo qual é importante controlar a quantidade de gordura no organismo e sobretudo evitar o excesso de peso, de forma a que a gordura não se acumule no corpo e assim diminua o nível desta hormona.
Descanso
O nível de testosterona também está relacionado com o descanso das pessoas e dos seus valores de estresse. Desta forma, em relação ao sono, há que destacar que os homens devem dormir no mínimo 8 horas por dia.
Quando se dorme menos, entre 6 a 8 horas, isso faz com que a presença de testosterona se reduza em 40%. Mas para além da falta de sono e de descanso adequado, a testosterona tem outro inimigo. É o estresse. Quando um homem está nervoso, o corpo reage segregando cortisol. Esta hormona pode reduzir e, até mesmo chegar a suspender a produção de testosterona.
O estresse ainda tem outros efeitos porque produz também uma sobrecarga no trabalho das enzimas para realizar a produção das hormonas.
Exercício físico
Para evitar que baixe o nível de testosterona no organismo, é importante realizar exercício físico de forma periódica. Entre as melhores actividades, estão todas aquelas relacionadas com a musculação porque assim consegue-se elevar mais fácil e rapidamente o nível de testosterona.
Mas também é importante praticar este tipo de exercícios com moderação e com cuidado porque não é bom abusar. O mais adequado é não ultrapassar uma hora por dia neste tipo de actividades. A realização de exercício tem também outra vantagem, que é permitir reduzir os níveis de gordura, pelo que aumenta o nível de testosterona.