O teff é um cereal com excelentes propriedades nutricionais, apto para celíacos, de cultivo fácil e crescimento rápido até mesmo em zonas áridas.
Tabela de Conteúdos
O que é o teff?
O teff é um cereal de pequenos grãos com um tom castanho-escuro originário da Etiópia, onde é cultivado há mais de 5.000 anos.
Actualmente continua a ser um dos cultivos principais e mais consumidos na dieta dos habitantes locais. Basta triturar as suas sementes para se obter a farinha com que é feita uma espécie de panqueca tradicional chamada “Ingera”, a qual costuma acompanhar outro prato típico, o “wat” ou “wot”, uma espécie de ensopado espesso que é servido sobre a panqueca.
A austeridade do teff torna-o um cultivo muito fácil de manter em zonas áridas. Precisa de pouca água e cuidados, e cresce muito rapidamente. Por essa razão e pelas excelentes propriedades nutricionais do teff, este é um cereal que se está a popularizar em muitas partes do mundo.
Propriedades do teff
O teff, como já referimos anteriormente, tem grandes propriedades nutricionais que são muito superiores às de outros cereais muito mais conhecidos, como o trigo ou a cevada.
As principais propriedades do teff são:
- Tem um grande conteúdo em fibras, é de fácil digestão e contém uma grande proporção de amido de ingestão lenta, o que produz uma estimulação da flora intestinal como se fosse um probiótico.
- É apto para pessoas celíacas ou com intolerância ao trigo pois não contém glúten.
- Tem excelentes propriedades para pessoas com diabetes do tipo II porque ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
- Tem grandes virtudes saciantes e moderadoras do apetite, o que o torna muito interessante para pessoas que querem controlar o peso.
- É rico em hidratos de carbono de absorção lenta, propriedade muito interessante para desportistas de alta competição porque lhes proporciona hidratos de forma rápida e prolongada.
- Outra propriedade interessante para desportistas, mas também para estudantes, é o seu alto conteúdo em minerais como o Ca, Mn, K e Mg., os quais facilitam a rápida recuperação depois de um esforço físico ou mental.
- Tem também imenso cálcio, o que o torna bastante recomendável em processos de descalcificação, osteoporose ou para crianças em crescimento.
- O teff tem também 8 aminoácidos essenciais, especialmente a lisina, que não se costuma encontrar em outros cereais e menos ainda nas grandes quantidades existentes no teff. A lisina é muito importante para que o organismo absorva o cálcio de forma efectiva para aproveitar ao máximo as suas propriedades.
Valor nutricional por 100 g de farinha de teff
- Valor energético: 330 Kcal/1399 Kj
- Hidratos de Carbono: 65,4 g
- Proteínas: 13,3 g
- Fibras: 7,9 g
- Gorduras: 2,1 g
- Saturadas: 0,7 g
- Monoinsaturadas: 0,7 g
- Polinsaturadas: 0,7 g
- Cálcio: 170 mg
- Ferro: 5,4 m
- Magnésio: 186 mg
- Manganésio: 3,8 mg
- Potássio: 480 mg
- Vitamina C: 0,2 mg
- Cobre: 0,7 g
- Zinco: 4,4 mg
Como se pode consumir o teff
Os usos culinários do teff estão sobretudo orientados para a confeitaria ou receitas que exijam cozedura. Também pode ser usado em qualquer tipo de sopa, guisados e sobremesas.
Como é um bom espessante, pode ser adicionado a cremes e molhos, quer sejam doces ou salgados.
O teff pode ser adoçado com xarope de agave ou mel na preparação de biscoitos, bolachas, pão, etc.
Curiosidades sobre o teff
Na Etiópia, para além dos usos culinários, também é aproveitada a palha deste cereal na construção de casas e outras edificações de adobe para reforçar o barro e o gesso.
Também são usados os restos dos grãos como forragem para o gado.
Devido às suas excelentes propriedades espessantes, o amido obtido é também utilizado no fabrico de produtos de cosmética natural.