Se o coração acelera mais do que o normal e supera as 100 pulsações por minuto, então poderá haver sérios problemas de saúde que podem afectar seriamente o coração.
De seguida vamos falar um pouco mais sobre este problema que hoje em dia afecta uma grande parte da sociedade, bem como conhecer a melhor forma de o tratar para evitar males maiores.
Tabela de Conteúdos
Porquê da taquicardia
A taquicardia pode ocorrer por numerosas e diversas causas, entre as quais se destaca a tensão arterial demasiado elevada (também chamada de hipertensão), doenças típicas do coração ou algum problema congénito do coração.
Ter uma vida demasiado stressante e com muita ansiedade pode também provocar graves episódios de taquicardia.
Hábitos muito pouco saudáveis e prejudiciais como o consumo de tabaco e de álcool são também algumas das causas pelas quais uma pessoa pode vir a sofrer com este problema de saúde.
No caso de sofrer episódios contínuos e habituais, é importante recorrer rapidamente a um médico especialista no tema para que possa realizar um diagnóstico pormenorizado e tratar o problema da melhor forma possível.
Taquicardia sintomas
Quando uma pessoa sofre um episódio de taquicardia, o ritmo do coração acelera de forma anormal e provoca um maior número de batimentos do mesmo.
Entre os sintomas mais comuns e típicos da taquicardia estão um maior número de palpitações no coração, grande dificuldade em respirar, mais cansaço e fraqueza, uma dor forte no peito ou transpiração excessiva.
Todos estes sintomas são respostas do nosso corpo perante a falta de oxigénio e de sangue no mesmo. São sintomas relativamente fáceis de reconhecer, pelo que é relativamente simples identificar quando alguém sofre de taquicardia.
Como tratar a taquicardia
A taquicardia é muito fácil de distinguir e de sentir porque os seus sintomas são muito claros, pelo que a pessoa que padece deste problema deve recorrer rapidamente a um especialista para que lhe sejam realizados uma série de exames médicos para determinar as suas causas, bem como a melhor forma de a tratar, para evitar que possa voltar a acontecer.
Embora os sintomas não sejam aparentemente graves à primeira vista, se não for controlada pode vir a fazer com que a pessoa em questão possa vir a ter problemas graves cardíacos (pode mesmo incluir um perigoso ataque cardíaco).
Por tudo isso, é muito importante que se lembre que o coração é um órgão vital dentro do organismo, pelo que deve sempre tentar mantê-lo nas melhores condições possíveis.
Um cardiologista poderá ajudá-lo a tratar a taquicardia da melhor forma possível, bem como ajudá-lo a fazer desaparecer definitivamente esse problema.
Espero ter esclarecido algumas das dúvidas sobre a taquicardia, bem como a melhor forma de a tratar.
Embora se trate de um problema muito comum em grande parte da sociedade, é muito importante mantê-lo permanentemente controlado e não deixar que se transforme em algo habitual e normal.
Tente levar (na medida do possível) um estilo de vida tranquilo e com pouco stress e ansiedade, já que de outra forma os episódios de taquicardia tornar-se-ão cada vez mais habituais e isso poderá provocar graves problemas cardíacos, tanto a curto, como a médio prazo.