Com as atuais pressões em termos económicos, surgem mais e mais sintomas de stress. Durante exames odontológicos e limpezas de rotina, os dentistas podem detetar sintomas orais de stress, incluindo a dor orofacial, bruxismo, desordens temporomandibulares, feridas na boca e doenças gengivais.
“Para a maioria das pessoas, é difícil saber o grau de stresse tem e em que medida isso afeta o corpo até que ficamos doentes,” diz o Dr. Kevin Sheu, dentista especialista. “Exames regulares a cada seis meses são a primeira linha de defesa para a deteção precoce de distúrbios relacionados ao stresse.”
Se sente a tensão ou ansiedade, deve prestar atenção aos sinais das seguintes doenças relacionadas.
Tabela de Conteúdos
Bruxismo ou Briquismo
O bruxismo é o termo técnico usado para a ação de ranger dos dentes e apertar as mandíbulas. Embora a causa pode ser distúrbios do sono, uma mordida anormal, a falta de dentes ou dentes tortos, também pode causado por stress e ansiedade. A tensão nervosa, a raiva e a frustração podem ser as razões pelas quais as pessoas começam a mostrar sinais de bruxismo, mesmo sem saber.
Porque as pessoas geralmente não estão cientes de que rangem os dentes, é importante conhecer os sinais e procurar tratamento, se suspeitar que pode ter bruxismo. Alguns sintomas de bruxismo incluem:
- A ponta do dente é achatada
- O esmalte do dente se desgasta, causando extrema sensibilidade
- Fendas na língua
O dentista pode examinar os dentes para determinar se tem bruxismo e, se for o caso, pode sugerir o melhor método de tratamento.
Disfunções temporomandibulares
A DTM está relacionada com um número de doenças que afetam a articulação da mandíbula (articulação temporomandibular) e músculos que são usados para mover a maxila e pescoço. Acredita-se que o stress é um fator de disfunção temporomandibular. Situações stressantes podem agravar a disfunção temporomandibular do uso excessivo de músculos da mandíbula, especificamente cerrando ou rangendo os dentes (como com bruxismo). Mesmo se não vê sinais de bruxismo, como as pontas planas do esmalte dos dentes, pode observar outros sintomas de disfunção temporomandibular e dor na articulação da mandíbula ou o rangido da mandíbula. Se sentir algum destes sintomas, consulte o seu dentista para ver se as disfunções temporomandibulaes são a causa deles.
Doenças das gengivas
Estudos na Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, da Universidade da Carolina do Norte e da Universidade de Michigan revelaram que fatores emocionais desempenham um papel importante no desenvolvimento da doença na gengiva nos adulto (periodontal). Os investigadores também descobriram que a gravidade da doença da gengiva aumenta se o stresse (do cônjuge, filhos, a falta de companhia, finanças ou trabalho) que a paciente experimentou nos últimos 12 meses foi maior.
Além disso, os investigadores descobriram que aqueles com maior risco de doença gengival foram aqueles que mostraram muito emocional sobre problemas financeiros. No entanto, há uma boa notícia: os pacientes que enfrentam problemas financeiros de uma forma ativa e positiva não tinham risco de doenças da gengiva do que aqueles que não tinham problemas de dinheiro.
Aftas
Aftas (ou úlceras na boca) geralmente aparecem na boca e não são contagiosas. É muitas vezes desencadeada por trauma, como uma mordida na bochecha, uma lesão nas gengivas causadas por escovar os dentes ou mesmo escovar os dentes muito.
As aftas também podem ser provocadas pelo stress. Estudos mostram que as aftas tem uma alta incidência entre os estudantes e que estas condições desaparecem durante as férias e depois da formatura, quando tem menor os níveis de stress.
Manutenção da saúde bucal em situações stressantes
Uma das melhores maneiras de combater os efeitos negativos do stress é atacar na fonte de origem. Se não for possível, pode obter conselhos, fazer exercícios como yoga ou correr, praticar técnicas de relaxamento ou meditação para massagem e uso de fisioterapia para reduzir o stress.
Dependendo de seus sintomas, o dentista pode também recomendar tratamentos específicos. Por exemplo, se tem bruxismo, seu dentista poderá dizer-lhe para usar um protetor bucal para proteger os dentes durante o sono. Para os que sofrem de DTM, o seu dentista poderá sugerir uma configuração que inclui o tratamento ortodôntico para corrigir o alinhamento dos dentes já que esses transtornos podem aumentar a dor orofacial. Verifique os seus benefícios para ver quais os tratamentos são cobertos por seu seguro de saúde (se tiver).
Também é importante ter uma boa prática de higiene oral.
“As pessoas que estão passando por situações stressantes, muitas vezes poem em perigo a saúde da sua boca”, disse Sheu. “Para evitar que o stresse afeta a saúde bocal, deve continuar escovar os dentes duas vezes por dia, usar o fio dental diariamente e visitar o seu dentista regularmente para uma revisão das gengivas e dentes.”