Remédios caseiros e naturais para a sinusite

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

sinusiteSinusite é uma inflamação das vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso por vírus, bactérias ou fungos mas que também poderá estar associado a uma alergia ou à inalação de poluentes. Acontece frequentemente após um resfriado comum, gripe e a outras infecções gerais.

Existe diferentes tipos de sinusite como a aguda que é a inflamação da membrana que comunica com o nariz e a crónica que acontece devido a uma sinusite aguda mal curada e devido à atmosfera quente e seca, aos gases irritantes ou por uma deficiência das defesas por causa de uma má nutrição.

Entre os sintomas estão o nariz entupido, dor no nariz e na cara, incluindo dor nos dentes e nos molares da mandíbula superior. Em determinadas ocasiões também provoca febre.

 

Remédios para a sinusite

  1. Um remédio caseiro consiste em fazer um emplasto de verbena, uma vez que esta planta tem um grande poder descongestionante para quem sofre de sinusite. Os ingredientes deste emplasto são 2 colheres de verbena seca, um pouco de azeite e 2 claras de ovo. Coloca-se a verbena numa panela e quando começar a deitar cheiro, adiciona-se o azeite e as claras de ovo batidas. O preparado resultante coloca-se sobre um pedaço de gaze, com cuidado porque é muito líquida. Esta é aplicada sobre os seios nasais e as maçãs do rosto, deixando actuar durante 10 minutos, após o que já deverá ter aliviado os sintomas de sinusite.
  2. Outro remédio tradicional consiste no uso de uma solução de sal, azeite e essência de lavanda (alfazema) para combater a mucosidade provocada pela sinusite e pela rinite. Para isso são necessárias 2 colheres de água, 1 pitada de sal marinho, 3 gotas de azeite e 3 gotas de essência de lavanda. Todos os ingredientes devem ser misturados e levados ao lume. Quando começar a ferver, retira-se e deixa-se arrefecer até ficar à temperatura ambiente. Depois aplica-se 2 ou 3 gotas nas fossas nasais, duas ou três vezes por dia.
  3. Outro remédio tradicional para combater a sinusite é a inalação de vapor de água com sal por cinco minutos a cada hora.
  4. Para combater a sinusite é também aconselhável comer muitos alhos na comida.
  5. Mastigar um pedaço de favo de mel. Mastigue pelo menos durante 10 minutos até perder o sabor.
  6. Comer cenoura crua ou em sumo, já que tem caroteno que fortalece as mucosas e aumenta as defesas.
  7. É muito popular usar também apenas água do mar (sem os demais elementos descritos anteriormente) por via nasal para descongestionar a sinusite. Esta pode ser comprada nas farmácias ou parafarmácias, mas também se pode fazer em casa com um copo de água quente e uma colher de sal marinho que deve ser diluído na água. Depois de ter esfriado, aplica-se com um conta-gotas duas ou três gotas no nariz, aspirando com força. Este procedimento deve ser feito duas vezes por dia.
  8. Fazer inalações dos vapores de óleo essencial de pinheiro.
  9. Ferver durante 5 minutos uma colher de tomilho seco numa panela com 1 litro de água. Retirar do fogo e juntar sumo de um limão. Depois deve-se inalar o vapor. Tapar com uma toalha para não desperdiçar vapor.
  10. Inalar vapor de água a que se adicionou umas gotas de óleo essencial de eucalipto.
  11. Pressionar os pontos localizados em cada lado da base do pescoço ou pressionar na palma da mão o ponto situado a 1,5 polegadas da borda da mão entre o dedo indicador e o polegar. (remédio de acupressão).
  12. Friccionar os seios nasais irritados para levar mais sangue fresco para a zona e aliviar a sinusite.
  13. Aplicar gotas de limão nas fossas nasais, quando se for deitar e quando se levantar de manhã.
  14. Comer diariamente rabanetes em saladas ou em sumos.
  15. Misturar 60 ml de óleo de amêndoa e 10 gotas de lavanda. Empapar uma bola de algodão com este preparado e cheirar a mesma. Depois, fazer pressão nas maçãs do rosto com as pontas dos dedos desde o nariz até às têmporas.
  16. Colocar 3 gotas de óleo essencial de rosmaninho e eucalipto num recipiente com água a ferver. Inalar os vapores durante 5 a 10 minutos, com os olhos fechados.
  17. Verter duas gotas de óleo essencial de orégãos numa 1 colher de sopa com óleo de amêndoa. Verter este preparado nas mãos e esfregar. Depois fazer massagens suaves nos seios paranasais com as mãos em forma circular.

 

Recomendações

  • Evitar os perfumes muito fortes, odor a cigarro ou caminhar em avenidas muito contaminadas, já que isso pode agudizar a sinusite
  • Beber muitos líquidos diariamente para ajudar a mucosidade a fluir de forma mais fácil.
  • Evitar o uso frequente de fármacos anti congestionantes em forma de gotas, já que podem, com o tempo, inflamar ainda mais os seios paranasais, causando assim uma sinusite crónica.
  • Examinar regularmente os dentes, uma vez que qualquer infecção na boca podem facilmente espalhar-se para os seios nasais.
  • Recorrer ao médico si verificar que apesar dos esforços realizados, a sinusite não se alivia, pois isso poderá degenerar noutros tipos de problemas como otites ou abcessos.

 

Como sempre, recomendamos que consulte o seu médico, terapeuta ou outro profissional de saúde competente. A informação neste artigo tem uma função meramente informativa.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...