Por tensão arterial entende-se aquela força que o sangue exerce contra as paredes das artérias. Falamos de pressão arterial sistólica quando o coração bate e bombeia sangue para as artérias. É quando a tensão é mais alta. E falamos de pressão arterial diastólica quando o coração está em repouso. O problema principal está no fato dos sintomas de tensão alta raramente serem visíveis e reconhecíveis, pelo que apenas se consegue reconhecer o problema quando é feita uma revisão médica onde é medida a tensão arterial.
Apesar disso, vamos de seguida enumerar os principais sintomas de tensão arterial alta para ajudar a detetar o problema e começa a tomar medidas o mais rápido possível.
Tabela de Conteúdos
Principais sintomas de tensão arterial alta que pode detetar
- Dores de cabeça
- Tonturas
- Visão turva
- Náuseas e vómitos
- Dor no peito e dificuldade para respirar
Referir ao médico os sintomas de tensão alta por separado é especialmente complicado, uma vez que podem ser motivados por outras razões. É por isso que devemos consultar o nosso médico de família (sem alarmismos), pois é a pessoa mais indicada para fazer um diagnóstico e descartar ou confirmar se temos hipertensão. Caso contrário, uma tensão arterial alta não controlada pode ir danificando silenciosamente o seu organismo e você poderá acabar por padecer de doenças muito graves. É por isso que muitas vezes se chama da hipertensão de “assassino silencioso”.
Os sintomas de tensão alta como as dores de cabeça devido a hipertensão arterial são muitos e variados, dependendo do paciente e da gravidade de cada caso. Há quem sinta uma palpitação por trás dos olhos, enquanto outros têm tonturas que, em casos extremos, podem originar desmaios. Palpitações e batimentos irregulares do coração, nervosismo, fadiga, cãibras nas pernas, vontade frequente de urinar, dificuldade para respirar e inquietude são outros sintomas de tensão arterial alta que acompanham as dores de cabeça quando a causa é a hipertensão. Em alguns casos, os pacientes são mesmo incapazes de digerir os alimentos e isso provoca vómitos.
Como reagir se tivermos sintomas de tensão arterial alta?
Muitos sintomas de tensão alta surgem gradualmente depois de anos de um mau controlo da tensão arterial. Muitas vezes a descoberta da hipertensão ocorre quando o paciente se queixa de dores no peito ou tem sintomas parecidos a um acidente vascular cerebral (AVC). Se isto acontecer, deverá chamar imediatamente o 112 para ativar os serviços médicos de emergência e ter cuidados médicos.
É possível que lhe digam para procurar ajuda médica se os valores da tensão arterial são elevados ao fazer um exame médico de rotina. As leituras isoladas de tensão arterial elevada não fazem necessariamente um diagnóstico de hipertensão. As leituras de tensão arterial variam ao longo do dia e o seu médico de família pode registar uma leitura diferente da que você tirou.
Possíveis problemas se não forem detetados os sintomas de tensão arterial alta a tempo
Os possíveis problemas derivados da hipertensão são os seguintes:
- Ataque cardíaco
- Insuficiência cardíaca
- Acidente vascular cerebral ou ataque isquémico transitório (AIT)
- Insuficiência renal
- Danos oculares com perda progressiva de visão
- Doença arterial periférica que causa dores nas pernas ao caminhar
- Embolias da aorta, também chamadas aneurismas
Os problemas derivados da hipertensão podem ser prevenidos através de uma dieta regulada e equilibrada e uma mudança no estilo de vida. Deve-se reduzir a ingestão de sal, o consumo de gorduras (especialmente as não saturadas como as provenientes das carnes vermelhas). Um estilo de vida saudável e equilibrado podem ajudar a manter controlada a tensão e evitar os incómodos sintomas de tensão arterial alta.
Esperamos que o conteúdo deste artigo sobre os sintomas da tensão arterial alta tenha sido útil. Deixe-nos um comentário e outras informações que considere oportunas.
Você já teve ou tem hipertensão? Costuma controlá-la com regularidade? Apresenta alguns destes sintomas de tensão arterial alta?