Os primeiros minutos são cruciais, pelo que é importante reconhecer bem os sintomas de um ataque cardíaco, pois pode salvar-nos a vida. Apesar dos sintomas se manifestarem de forma diferente em cada pessoa, estes são os sinais ou sintomas de infarto do miocárdio mais comuns.
Quais são os sintomas mais comuns de um infarto?
-
Dor no peito: pressão incómoda, dor opressiva, sensação de enfartamento ou dor no centro do peito que aparece ao fazer um esforço -subir uma ladeira ou levar as compras- e que aumenta em intensidade. Esta dor dura algo mais que uns minutos e obriga a parar ou descansar. Desaparece e volta a aparecer. Este é o sintoma mais comum de infarto nos homens.
-
Algumas pessoas dizem que essa dor na região torácica é tão forte e opressiva que parece que lhes caíu um elefante em cima. Também pode sentir uma dor no lado esquerdo do peito. Quando se pressiona a zona pode melhorar, embora de uma forma geral não se encontre uma posição cómoda.
-
Dor aguda na parte superior do corpo: pode sentir-se uma dor ou mal-estar nas costas, no pescoço ou na mandíbula. A dor também se pode estender a um braço (especialmente o braço esquerdo), ou mesmo aos dois braço. Também se pode estender à parte alta do estômago (sempre acima do umbigo). É uma dor relacionada com o esforço, mais do que com a posição, como quando levanta um braço para se pentear.
-
Dificuldade para respirar: pode sentir uma grande falta de ar de forma repentina, que pode aparecer antes da dor no peito ou logo após. Pode aparecer mesmo em repouso ou quando se faz uma actividade física normal. É possível que tenha necessidade de mais ar e que tenha de se esforçar para inspirar mais profundamente. Este sintoma pode surgir sem nenhum outro a acompanhar e é mais frequente em mulheres idosas. É importante ter presente que a falta de exercício, a asma ou a obesidade podem também dar origem a estes mesmos sintomas.
-
Suores frios: é possível que apareçam suores inexplicáveis ou excessivos. Ou então um repentino suor frio na face e no lábio superior.
-
Fadiga ou cansaço incomum ou inexplicável.
-
Tonturas ou atordoamento de origem desconhecida.
-
Náuseas repentinas com vómitos (como sentir o estômago revolto): é costume ignorar este tipo de sinais por estarem identificados com causas menos graves. É importante não ignorar as náuseas e os vómitos, especialmente quando são acompanhados por outros sintomas.
Nas mulheres, os sintomas de infarto costumam ser um pouco diferentes. Para além da dor no peito, as náuseas com vómitos, os problemas respiratórios, a falta de ar, o cansaço e a ansiedade são sinais mais comuns nas mulheres.
Porque é preciso actuar rapidamente?
Quando se sente dor no peito com um ou mais sintomas e estes duram mais de cinco minutos, deve ligar imediatamente para o número de emergência (1-1-2 se vive em Portugal). Não tente conduzir o seu carro até ao hospital. Os primeiros minutos são cruciais. Se ligar para o 112 – Número Europeu de Emergência – pode ser ligado através dos telefones das redes fixa e móvel. A chamada é gratuita e é atendida de imediato pelos centros de emergência que accionam o sistema médico e será enviada uma ambulância. Poderá ser rapidamente diagnosticado e tratado rapidamente por uma equipa médica especializada enquanto é transportado para um hospital.
Se os sintomas desaparecerem antes dos cinco minutos, vá aos serviços médicos rapidamente, uma vez que pode ser um sinal de angina de peito, que é a crise prévia a um infarto. Lembre-se que um tratamento rápido pode salvar-lhe a vida.
Se pedir ajuda rapidamente, poderá evitar ficar com danos permanentes no seu coração. O tratamento funciona melhor quando é aplicado durante a primeira hora ou quando surgem os sintomas do infarto.
Muitas vezes, a ansiedade, preocupação, depressão e problemas respiratórios também apresentam sintomas muito parecidos.
A melhor forma de evitar problemas cardíacos (e provavelmente um infarto do miocárdio) é controlar o peso, a tensão arterial, os níveis de colesterol, fazer exercício e ter uma visão positiva da vida.