Sintomas de Depressão

Sintomas de Depressão

Sintomas de DepressãoConsiderada por muitos especialistas como a “doença do século XXI”, a depressão é bastante difícil de detectar. Com efeito, na maioria dos casos as pessoas com este problema não têm a mínima ideia do que têm ou estão a sofrer. De uma forma geral, podemos descrever a depressão como sentimentos prolongados e severos de tristeza, que afectam a capacidade de trabalhar, enfrentar o dia a dia o da pessoa se relacionar com os outros.
São muitas as causas que podem desencadear a depressão, da mesma forma que são muitos os sintomas como se pode manifestar. Para tentar tratar esta condição de saúde, o primeiro passo é reconhecer que se tem um problema, para o que deverá detectar os sintomas de depressão. Por isso, vamos de seguida saber quais são os sintomas de depressão mais comuns.

Sentimentos

O principal sintoma de depressão é o persistente sentimento de tristeza, vazio ou ansiedade, que pode ser acompanhado com sensações de desespero, pessimismo, culpa, inutilidade e impotência. É importante ter em conta que para ser considerada depressão, estes sentimentos deverão acompanhar a pessoa enferma durante a maior parte do dia e durante um longo período de tempo.

Dificuldade para enfrentar a vida diária

A depressão também pode ser notada através de certos sintomas como a perda de interesse em todo o tipo de actividades, incluindo aquelas de que antes se desfrutava; a fadiga, a perda de energia, a dificuldade para pensar ou concentra-se e a insónia ou a hipersonia. Como pode ver, trata-se de sintomas que nos impedem de enfrentar da melhor forma a vida diária.

Outros sintomas de depressão

Outros sintomas de depressão são a dificuldade na hora de tomar decisões, a perda de apetite ou comer excessivamente, com a consequente perda ou aumento de peso; irritabilidade, inquietude; e dores e mal-estares (dores de cabeça, problemas digestivos, etc.). Para além disso, muitas vezes as pessoas deprimidas têm pensamentos suicidas.
1

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.