Rica Saude

Quais são os sintomas de colesterol alto? Aprenda a identificá-los

sintomas de colesterol altoUma forma de prevenir as doenças provocadas por uma concentração elevada de colesterol plasmático é conhecendo os sintomas de colesterol alto.

Isto tem uma grande importância para evitar complicações e para ter uma melhor qualidade de vida. Por essa razão, hoje trazemos alguma informação sobre quais são os sintomas de hipercolesterolemia.

Para saber se tem o colesterol elevado (ou não), deve realizar uma simples análise ao sangue. No entanto, existem alguns sintomas ou sinais que podem indicar um estado de hipercolesterolemia.

 

Sintomas de colesterol alto

Os sintomas de colesterol elevado estão relacionados com os sintomas próprios de uma doença vascular. Recordemos que uma das causas na origem desta doença é a concentração elevada de colesterol LDL no sangue. Os sintomas de doença vascular que podem aparecer são:

 

Outros sinais que ajudam a identificar o colesterol alto

Um sinal característico de colesterol alto é a presença de pequenas protuberâncias amareladas em volta dos olhos denominadas xantomas.

Como poderá observar, estes sintomas estão associados a infecções vasculares. Por exemplo, o colesterol elevado (acima de 200 mg/dl) pode provocar patologias vasculares, tais como enfarte do miocárdio, isquemias cardíacas e AVC’s, arteriosclerose, etc.

Apesar dos sintomas de colesterol alto não serem específicos ou únicos, devemos estar atentos aos sintomas vasculares anteriormente mencionados para ajudar a prevenir as consequências derivadas de uma hipercolesterolemia. Para isso, é extremamente importante fazer controlos periódicos do sangue.

 

Como baixar o colesterol?

Antes que mais nada, deve consultar um médico para fazer os exames necessários e assim poder ter um diagnóstico mais certeiro.

O mais certo é ser-lhe receitada uma dieta específica para o colesterol alto. Neste ponto, é fundamental que cuide da sua alimentação e que preste uma especial atenção aos alimentos que o podem ajudar a baixar o colesterol.

Também pode recorrer a remédios naturais contra a hipercolesterolemia, como por exemplo o leite de aveia.

Lembre-se: se tiver sintomas de colesterol e triglicéridos altos, então tem de fazer uma mudança de hábitos. Isso não significa que tem de deixar de comer tudo o que gosta. No entanto, tem de saber como cuidar de si e estabelecer os seus próprios limites. E, antes de fazer qualquer outra coisa, deve consultar o seu médico.

Exit mobile version