Quais são os sintomas de Alzheimer

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

sintomas de AlzheimerAlzheimer é uma doença mental bastante comum nos últimos anos e geralmente costuma afectar pessoas com uma idade mais avançada. Esta doença afecta gravemente a actividade cerebral da pessoa, provocando uma perda de funções cerebrais tão importantes no dia-a-dia, como por exemplo a memoria ou o raciocínio. Por essa razão, vamos hoje conhecer um pouco mais sobre esta doença e quais os sintomas de Alzheimer mais comuns.

 

Primeiros sintomas de Alzheimer

O grande problema de uma doença como o Alzheimer está no facto de normalmente afectar pessoas com uma idade mais avançada, pelo que os seus sintomas costumam ser confundidos com outros próprios da idade.

Por essa razão, é que muito importante detectar o mais cedo possível esta doença, para que se possa alargar (na medida do possível) a esperança de vida do paciente.

Uma pessoa que padeça de Alzheimer costuma ter inicialmente uma série de sintomas facilmente detectáveis, como uma certa dificuldade em levar a cabo os hábitos diários como fazer a barba ou pentear-se.

Também pode mostrar algum alheamento em relação ao mês ou ano corrente.

Outro dos sintomas mais comuns num doente de Alzheimer é a rápida mudança de humor e comportamento, como por exemplo tristeza, apatia ou irritabilidade.

 

Sintomas posteriores

Conforme a doença vai avançando, os sintomas de Alzheimer tornam-se mais claros, evidentes e graves, começando a afectar a própria linguagem e comunicação. É por isso que uma pessoa que sofre de Alzheimer numa fase mais avançada não consegue acabar uma frase ou não encontra a palavra certa para terminar essa frase.

A pessoa torna-se bastante desajeitada e custa-lhe coordenar certos movimentos.

Se verificar que isto acontece, deve recorrer rapidamente a um especialista que possa tratar devidamente a pessoa em questão, já que estes sintomas indicam que se encontra numa fase avançada da doença.

Infelizmente, o Alzheimer ainda não tem cura hoje em dia, mas graças a determinados fármacos e medicamentos é possível alongar a vida da pessoa que sofre desta doença.

prevenir Alzheimer

Como prevenir o Alzheimer

Como referimos anteriormente, há ainda muito por descobrir acerca desta doença tão comum no século XXI.

No entanto, os especialistas neste tema garantem que se tivermos uma série de hábitos específicos e saudáveis podemos mesmo conseguir prevenir esta doença. Por essa razão, vamos de seguida enumerar uma série de hábitos que devem ser seguidos todos os dias:

  • Seguir um tipo de alimentação saudável e equilibrada com uma grande quantidade de nutrientes para a boa saúde do organismo.
  • Exercitar a mente e o cérebro com certas actividades, como por exemplo palavras-cruzadas ou sudoku.
  • Ter um estilo de vida saudável e sem excessos, evitando o consumo de álcool e tabaco.
  • Aconselha-se também a prática diária de desporto para se manter em forma e evitar problemas de saúde.

 

Actualmente continua-se a investir esta doença mental, embora ainda sejam desconhecidas as suas origens ou se é uma doença hereditária.

De qualquer forma, esperamos que se encontre uma cura o mais rápido possível, pois trata-se de uma das doenças mais duras e dolorosas tanto para a pessoa que dela sofre, como para quem está mais próximo e observa como o paciente vai perdendo todas as suas faculdades mentais.

Espero que tenha esclarecido quais são os sintomas mais comuns de Alzheimer, para que saiba um pouco mais sobre uma das doenças mais comuns hoje em dia.

loading...

Um comentário

  1. Teresa Gonçalves

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...