Sintomas da Depressão

Sintomas da Depressão – Consegue reconhecer?

Sintomas da DepressãoOs sintomas da depressão podem variar significativamente de pessoa para pessoa, mas os seus efeitos quase sempre se revelam prejudicais, não só no campo pessoal, como também no campo profissional, uma vez que, muitas vezes, podem fazer com que aqueles que dela sofrem venham a experienciar dificuldades em levar a cabo até mesmo as tarefas diárias mais simples e essenciais. Levando muitas vezes ao isolamento, a depressão exerce um papel altamente adverso nas relações interpessoais, dificultando assim a preservação e criação de amizades e contactos profissionais. Apesar de ser um problema grave, que muitas vezes se revela de difícil resolução, saber reconhecer os sintomas que caracterizam este distúrbio ajudará imenso a contornar os efeitos nocivos provocados pelo mesmo. De seguida, listaremos alguns dos principais sintomas inerentes à depressão.

Tristeza e choro

Tristeza extrema e crises de choro representam dois dos sintomas mais recorrentes naqueles afetados pela depressão. A regularidade e intensidade destas manifestações poderá variar de pessoa para pessoa, mas se a depressão for mesmo o problema, o mais certo é estes dois sintomas fazerem-se sentir.

Perda de interesse

Indivíduos afetados pela depressão tendem a manifestar perda de interesse em tarefas e atividades que costumavam ser do seu agrado. Em depressão, um individuo que seja, por exemplo, apaixonado pela prática de artes marciais poderá, de forma repentina, deixar de comparecer nos treinos habituais.

Fadiga e cansaço

Fadiga e cansaço fora do comum constituem dois indicadores muito fortes de depressão. Se tem dificuldade em aguentar um dia normal de trabalho e sente-se mais cansado do que costumava ser habitual, então é provável que esteja com uma depressão.

Dores musculares

Quando manifestadas de forma isolada, as dores musculares não constituem propriamente um sintoma de depressão. No entanto, quando conjugadas com alguns dos sintomas anteriormente referidos, podem representar um indicador bastante conclusivo de depressão.

Insónia e falta de apetite

Entre os diversos sintomas associados à depressão, a insónia e a falta de apetite tendem a ser dois dos mais comuns e problemáticos, uma vez que acabam por exercer um impacto extremamente negativo na saúde física e mental do afetado.

Sentimentos de culpa

Um elevado sentimento de culpa relativamente a problemas que poderão até não ser da sua responsabilidade, representa um indicador bastante expressivo de que uma pessoa poderá estar a passar por uma grave crise de depressão. Este sintoma vem, muitas vezes acompanhado de momentos de grande tristeza e choro.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou este vídeo para mostrar de forma clara o que é a depressão, como reconhecer o problema e livrar-se dele.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.