Sinovite tóxica é uma condição temporária que causa dor na anca em crianças. É também conhecida como sinovite transitória. A sinovite tóxica ocorre principalmente em crianças com menos de 8 anos de idade e geralmente desaparece por si própria dentro de 10 dias.
Tabela de Conteúdos
Causas
Uma infecção viral que afete uma das articulações da anca de uma criança pode resultar em sinovite tóxica. Isso leva a inflamação e inchaço na articulação afetada e pode espalhar-se para o outro conjunto ao longo do tempo. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, ocorre cerca de quatro vezes mais em meninos do que em meninas.
Sintomas
O sintoma mais comum de sinovite tóxica é dor na anca. Esta dor pode ocorrer dentro e fora numa anca ou ambas. Poderia agravar-se quando a criança se levanta depois de estar sentada ou deitada por muito tempo.
Outros sintomas incluem:
-
Andar na ponta dos pés, devido ao desconforto;
-
Dor na coxa ou no joelho e não a dor na anca;
-
Febre até aos 38ºC;
-
Recusa-se a andar, se a dor é severa;
-
Choro em em crianças menores.
Bebés
Os sinais mais comuns de sinovite tóxica em bebés incluem a chorar, principalmente quando as articulações das ancas se movem, um incomum gatinhar.
Distinguir Sinovite tóxica de outras causas de dor na anca
Sinovite tóxica pode ser difícil de diagnosticar. Outras condições que são muito mais graves também podem causar dor na anca. Uma vez que estas condições requerem tratamento médico imediato, os médicos devem fazer exames a estas condições antes fazer um diagnóstico de sinovite tóxica. Estes incluem:
A artrite séptica
Esta condição é causada por uma infeção bacteriana ou fúngica, que resulta em inflamação das articulações. Esta pode levar a danos permanentes nas articulações quando não tratada.
A Doença de Perthes
Essa doença ocorre quando não há fluxo de sangue suficiente para a articulação da anca. Isto faz com que a junta entre em colapso, como a morte do osso.
Doença de Lyme
Esta infeção bacteriana é causada por mordidas de carrapato. Isso pode resultar em problemas de longo prazo para as articulações se não tratada.
Epifisiólise femoral
Esta condição ocorre quando a bola da articulação da anca e o fêmur, se separaram. Ela pode levar a uma doença comum chamada osteoartrite mais tarde na vida.
Como é Sinovite tóxica diagnosticada?
Exame Físico
O pediatra irá realizar um exame físico para descobrir quais são os movimentos que estão a causar dor. Isso envolve mover as ancas, joelhos e outras articulações.
Ultra-som à anca
Um ultra-som da anca da criança poderá ser feito para verificar se há líquido na articulação, o que é um sinal de inflamação.
Exames de sangue
Exames de sangue podem ser feitos para mostrar o quão grave é o inchaço. Também podem ser feitos para verificar outras causas de dor na anca, como a doença de Lyme.
Amostra de fluido
O médico pode remover uma amostra de fluído e enviar para um laboratório para testes. Isso geralmente é feito quando o inchaço ou a febre é grave e a artrite séptica não foi descartada.
Raios-X
O pediatra pode requisitar raios-X para descartar a doença de Perthes ou a Epifisiólise Femoral.
Opções de tratamento para a Sinovite Tóxica
Tratar a sinovite tóxica envolve o controle ou redução dos sintomas que a causa. A inflamação causada pela infeção viral geralmente desaparece por conta própria.
Medicamentos
Medicamentos como o ibuprofeno e o naproxeno podem ajudar a reduzir a inflamação temporariamente. Isso pode proporcionar alívio a curto prazo da dor. O médico também pode prescrever um analgésico, se os medicamentos normais não resultarem.
Repouso
A criança deve repousaro a anca afetada, a fim de ajudá-la a se curar. Andar a pé é geralmente seguro, mas a criança deve evitar atividades extenuantes, como desportos de contato. A criança também deve tentar não colocar muito peso sobre a anca afetado.
Referências: A.D.A.M. Medical Encyclopedia