Síndrome do cólon irritável (ou síndrome do intestino irritável)

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cólon irritávelA síndrome do cólon irritável, também conhecido como síndrome do intestino irritável é uma desordem digestiva de que muitos doentes padecem, mas da qual nem todos se atrevem a falar. Estima-se que esta doença afecte até 15% da população adulta com os sintomas de dores abdominais crónicas e problemas no funcionamento do sistema digestivo.

A síndrome do cólon irritável pode também incluir episódios de diarreia, obstipação crónica ou um padrão de sintomas que alterna ambos. Esta doença é considerada como uma desordem funcional, em que se inclui um mau funcionamento da forma como trabalha o sistema intestinal, embora não demonstre nenhum tipo de avanço na doença, nem danos nos órgãos ou tecidos. Se é vítima da síndrome do cólon irritável saberá demasiado bem quão intenso pode ser a desordem e como isso pode afectar as suas actividades e o seu dia-a-dia.

 

Causas da síndrome do cólon irritável

Em matéria de investigação, ainda não foi possível determinar com clareza a razão pela qual algumas pessoas desenvolvem a síndrome do cólon irritável. Esta desordem costuma manifestar-se normalmente após algum eventual episódio grave de gastroenterite. Em algumas situações os sintomas também pode aparecer após alguma situação especialmente stressante.

Existe também uma grande incidência da síndrome de cólon irritável em adultos, que tenham sido vítimas de abusos sexuais ou físicos durante a sua infância. Como podemos ver, o stress e a síndrome do cólon irritável costumam andar juntos, no entanto a relação entre ambos ainda não está esclarecida por completo. Novas investigações parecem indicar que a origem poderá estar em disfunções dos sistemas neuro-químicos do sistema digestivo e do cérebro.

 

Tratamento do cólon irritável

O tratamento do cólon irritável não tende a seguir um plano universal para todos os pacientes. De uma forma geral o tratamento é feito de várias perspectivas e formas, que incluem remédios prescritos, medicamentos de venda livre, mudanças na nutrição e no estilo de vida ou até mesmo psicoterapia nalguns casos.

  • Medicação: Não existe um medicamento único que cure a síndrome do cólon irritável, mas uma variedade de medicamentos para tratar os sintomas específicos O problema é o facto do cólon irritável poder ser uma condição crónica e não é costume recomendar-se ao paciente tomar uma medicação por um período relativamente longo de tempo. Para o tratamento dos sintomas, existe algumas opções de medicamentos antiespasmódicos para o tratamento das dores abdominais, antidepressivos para tratamentos prolongados ou depressões coexistentes com a doença, antibióticos para o tratamento do crescimento excessivo de bactérias no tracto digestivo ou mesmo medicação que afecta os neurotransmissores.

Alterações à dieta: É um dos métodos mais comuns para lidar com a síndrome do cólon irritável. Embora se culpe normalmente os alimentos em particular, é importante recordar que o simples facto de comer, independentemente do alimento em si, pode estimular as contracções no sistema digestivo e causar mau estar. O que se recomenda é fazer um registo diários dos alimentos ingeridos, onde se irão registar tanto quais foram os alimentos consumidos como as respectivas quantidades e os eventuais sintomas que possam vir a ocorrer. Também será boa ideia comer refeições mais pequenas e mais frequentes, aumentar o tamanho do pequeno-almoço e comer mais fibras.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...