Rica Saude

Sinais de que não está a cuidar bem da sua saúde

saúde

Para andar bem é extremamente importante que cuide bem da sua saúde, mas para isso terá de ser você mesmo a fazê-lo todos os dias. Se não faz caso ou não se importa do que lhe possa acontecer, seguramente que haverá uma altura em que irá ficar doente e irá arrepender-se de não ter tomado medidas quando ainda tinha oportunidade para isso. Mas a natureza é sabia e o corpo humano também, por isso existem sinais que nos advertem de que não estamos a cuidar bem da nossa saúde.

O seu corpo e a sua mente devem estar em harmonia e por isso deve velar para que assim seja. Por essa razão, de vez em quando devemos parar um pouco e reflectir um pouco, ver se tudo está bem connosco e corrigir aquelas coisas que o estão a prejudicar. De seguida vamos saber quais são os sinais mais habituais a que devemos prestar atenção, para que saiba se deve mudar os seus hábitos de vida, e começar a cuidar melhor de si.

 

Está sempre cansado

Se está sempre com uma sensação de cansaço é óbvio que algo não está bem. Se não dorme o que devia é provável que esteja irritado e que lhe custe a realizar os seus afazeres diários. Tem de garantir uma forma de ter um bom sono reparador, pelo que deve evitar ver televisão ou navegar na Internet antes de ir para a cama. Experimente tomar um chá de camomila e tente esquecer os problemas do dia. Se sente demasiada fadiga ou se está cada vez mais e mais cansado, então será boa ideia ir ao médico porque isso já poderá indicar algum problema de saúde.

Está a ganhar peso

O aumento de peso é outro sinal de que não está a cuidar bem de si. Se continua a comer mal, alimentos com demasiadas calorias ou sem levar em conta uma alimentação saudável, é mais do que certo que esteja a ganhar peso. Se tiver um ritmo de vida rápido é provável que já tenha escolhido a comida rápida para se alimentar, mesmo sem dar conta disso. Se não cuidar bem da sua alimentação, a longo prazo poderá ter consequências muito negativas na sua saúde, como por exemplo problemas de coração ou diabetes tipo 2.

 

Perda de peso

Tal como acontece com o aumento de peso, a perda do mesmo também pode ser um sinal de que se está a cuidar de forma deficiente e que não se está a alimentar como deve ser. Não comer de forma saudável irá acarretar consequências físicas e mentais. É preciso garantir que está a comer todos os nutrientes necessários para se manter saudável.

 

Sente-se triste

Se se sentes triste permanentemente, então algo vai mal. Se os seus pensamentos são predominantemente negativos, está a deixar que as coisas o afectem mais do que pode suportar. Deve encontrar a felicidade na sua vida através do exercício ou fazendo meditação consciente. Poderá melhorar o seu estado anímico e sentir-se melhor mental e fisicamente.

 

Lembre-se também que se tiver os dentes, o cabelo ou a pele em mau estado, o mais certo é que não esteja a cuidar bem de si e que precise de evitar o stress, de ter uma melhor alimentação e de melhorar os seus hábitos de higiene.

Exit mobile version