Shiitake

Shiitake – O Cogumelo que lhe Estimula o Sistema Imunitário

Mais conhecido por Shiitake, é um cogumelo com diversas designações: Lentinula edodes, Champignon Noir, Champignon Parfumé e é originário da Ásia.
É um cogumelo comestível que se encontra entre os mais consumidos em todo o mundo.
Para além do seu uso enquanto alimento, é amplamente usado como suplemento.
Tal como o cogumelo ostra, o shiitake é um alimento com muito interesse nutricional pelo seu valor proteico, por possuir bastantes fibras, fitoesteróis, algumas vitaminas B (B2, B3, B5, B6) e minerais como o magnésio, fósforo e ferro. É um alimento pobre em gordura e com pouco sódio.
Shiitake

Benefícios do Shiitake

  • Estimulação do sistema imunitário
  • Diminuição do colesterol
  • Controlo da pressão arterial
  • feito anti carcinogénico
  • Ajuda na recuperação após retirada de carcinomas
  • Antivírico e antibacteriano
  • Efeitos antiaging.
Os polissacarídeos do Shiitake são os responsáveis pela estimulação do sistema imunitário. A d-eritadenina, esteróis e fibras são os responsáveis pela ajuda na diminuição do colesterol e juntamente com o potencial antioxidante ajuda na prevenção cardiovascular.
Shiitake

Efeitos adversos do Shiitake

A dose apropriada para toma depende de diversos fatores como a idade ou a estado de saúde atual. Informe-se bem com o profissional de saúde que o acompanha já que não existem recomendações de dosagens.
Como alimento não estão descritos efeitos adversos.
Enquanto suplemento há pouca evidência publicada, sendo que podem surgir sintomas como desconforto gástrico, inflamação na pele, sensibilidade ao sol, problemas respiratórios.
Grávidas e aleitantes não devem tomar suplementos de shiitake por não se saber muito sobre o seu uso nesta fase da vida. O alimento não representa problema já que as doses de princípios activos são muito maiores nos suplementos.
Sabendo da falta de regulação que existe na suplementação, tenha o cuidado de escolher boas marcas e se possível marcas que usem extratos de cogumelos biológicos.
Se procura apenas alimentos com características nutricionais interessantes use frequentemente estes cogumelos na sua cozinha: na sopa de miso ou simplesmente salteados com cebola, alho e azeite constituem um bom acompanhamento.
1

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.