exposição ao calor

Se está a pensar em ser pai evite situações de exposição ao calor

exposição ao calorA temperatura dos testículos no homem adulto, está compreendida entre os 30 e os 35,5ºC. É cerca de 4,5ºC inferior à temperatura central do corpo. Esta diferença encontra-se na maior parte dos mamíferos.
Este gradiente térmico é importante para que se dê a espermatogénese e é assegurado por dois mecanismos.

Tabela de Conteúdos

Primeiro mecanismo: Localização do testículo, que é exterior ao corpo

O testículo encontra-se numa espécie de bolsa que é o escroto. O escroto tem um papel fundamental no mecanismo de termorregulação porque através dele dá-se um mecanismo de difusão passiva de calor dos vasos superficiais do testículo.
Por outro lado, a pele do escroto sendo extensível, pela acção do músculo dartos, vai aumentar a superfície de evaporação graças às numerosas glândulas sudoríparas que possui e permite baixar a temperatura do sangue venoso e esta também se equilibra-se em relação com a temperatura da cavidade escrotal que é inferior à do testículo.
A pele escrotal possui muitas terminações nervosas que respondem ao aquecimento e ao arrefecimento, sendo as primeiras mais abundantes do que as segundas. Por acção do músculo cremáster que aproxima ou afasta o testículo do corpo participa neste mecanismo de termorregulação.

Segundo mecanismo: Manutenção

Está relacionado com um sistema de troca de calor contracorrente que se dá a nível do plexo arteriovenoso pampiniforme que se encontra no cordão espermático. Neste plexo o sangue da artéria testicular é arrefecido pelo sangue mais frio transportado nas veias testiculares.
Quando existem varizes à volta do testículo- varicocele- o sistema de arrefecimento está comprometido. A varicocele é mais frequente no testículo esquerdo.
O aumento da temperatura do escroto induz alterações na espermatogénese e na fertilidade. Induz a apoptose das células germinais, a alteração da expressão de RNA-binding-proteine induzida pelo frio e alteração funcional das células de Sertoli.
Os profissionais que estão expostos ao calor como os padeiros, condutores, soldadores, trabalhadores em fornos, assim como os paraplégicos em cadeira de rodas estão sujeitos a alterações na morfologia dos espermatozóides e no tempo de concepção. Estes efeitos não são definitivos.

Se está a pensar em ser pai evite situações de exposição ao calor.

  • Deve evitar as saunas, banho turco, jacúzis.
  • Certas fibras usadas no vestuário que conservam o calor como as que são usadas nos fatos de ski devem ser evitadas.
  • A roupa interior deve ser confortável.
  • Não trabalhe com o portátil em cima dos joelhos sem protecção.
  • Se passa muito tempo sentado o uso de coxim dissipador do calor é importante.
Se apresenta alterações vasculares a nível do testículo faça-se tratar.
2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.