Poderíamos só referir que as sementes de sésamo são importantes para os homens, mas na realidade a sua riqueza nutricional é benéfica para homens e mulheres.
Quais as vantagens das sementes de sésamo?
-
São ricas em zinco, um mineral que é essencial à saúde da próstata. A maior parte dos pacientes com problemas prostáticos tem níveis baixos de zinco. Previna-se!
-
São ricas em cálcio, o que para as mulheres em quem a osteoporose é mais frequente, é muito bom. 1 colher de chá de sementes de sésamo pode ter 100mg de cálcio. Pode usá-las várias vezes por dia, já que são tão fáceis de ingerir e de utilizar em diversas situações. Não esqueça claro de medir a sua vitamina D.
-
São antioxidantes, por exemplo através do fornecimento de vitamina E e compostos fenólicos.
-
Ajudam no funcionamento intestinal, principalmente se ingeridas inteiras.
-
Apresenta benefícios na diabetes.
-
São importantes para a pressão arterial já que também possuem magnésio.
-
Possuem acção anti-inflamatória.
-
Ajudam a diminuir o colesterol.
-
Tem efeito ansiolítico pelo seu teor de cálcio, magnésio e triptofano.
-
20% do seu peso são proteínas, o que é interessante para quem faz por exemplo dietas vegetarianas e procura proteínas de elevado valor biológico. Deve no entanto misturá-las com outras fontes proteicas (p.ex. feijão, grão, favas, ervilhas) para obter proteínas completas.
O que utilizar e como utilizar
Existem sementes de sésamo de diversas espécies, sendo que as que mais estamos habituados a ver são as mais claras. Mas pode também encontrar sementes de sésamo pretas e vermelhas.
-
Pode consumi-las inteiras ou trituradas. Se o objectivo é ajudar no trânsito intestinal coma-as inteiras. Para aproveitar melhor o valor nutricional triture e coma na hora.
-
Pode ser boa ideia torrar ligeiramente as sementes já que alguns estudos mostram que 10 minutos a 200º aumentam o seu potencial antioxidante. Já colocá-las no pão pode não ter muito interesse nutricional pois o tempo de cozedura é demasiado longo. Conseguimos no entanto aproveitar de qualquer forma o efeito intestinal.
-
Junte-as (inteiras ou trituradas) a sopas, legumes salteados, saladas, sumos, smoothies, iogurtes, frutas ou aos seus flocos habituais.
-
Use óleo de sésamo para temperar saladas e variar do azeite, mas não o use para fritar.
-
Pasta de sésamo é também uma alternativa criativa.
-
Misture sementes de sésamo com sementes de abóbora e tenha uma combinação ainda mais nutritiva que pode usar diariamente.