Actualmente existe um fenómeno crescente nas redes sociais em que muitas jovens estão a usar a imagem de determinadas modelos como fonte de inspiração para emagrecer. A saturação de imagens idealizadas da beleza, na Internet e na TV, gera nos jovens uma pressão que acaba por criar insegurança e insatisfação na forma como eles próprios olham para si e para o seu corpo.
Cria-se assim um fosso enorme entre o que gostariam de ser e o que são na realidade.
Muitas das vezes o corpo ideal a que aspiram pode ser inalcançável, devido ao facto de muitas das fotos usadas como inspiração serem retocadas digitalmente.
A culpa é dos meios de comunicação
Os meios de comunicação enaltecem os corpos esbeltos e magros, associando esse facto com a riqueza, o bem-estar e até mesmo com a felicidade. Como seres sociais que somos, estamos numa busca permanente pela aceitação pelos outros, pelo que é demasiado fácil cair na tentação de ter certos comportamentos que colocam em risco a nossa saúde.
Deve ser a melhor versão de si mesma
Não é nossa intenção dizer que é algo mau ter uma modelo ou actriz famosa como fonte de inspiração, e que a inspire ou motive a fazer dieta e exercício físico todos os dias. O problema começa quando nos comparamos constantemente com as outras pessoas, com outros corpos muito diferentes do nosso.
A sua meta deve ser a superação diária e tentar ser uma versão melhor de si mesma.
“Hoje vou ser melhor do que ontem”.
Lembre-se sempre que a pessoa com a qual está a competir, é aquela que vê no espelho todos os dias.