Rica Saude

As francesas têm o segredo para não engordar…

não engordarAs francesas têm o segredo para não engordar. O que iria pensar se lhe dissessem que as mulheres francesas, algumas das mais admiradas no mundo pela sua beleza e estilo, não engordam, apesar de a sua dieta incluir comida gourmet, pão, vinho e chocolates quase todos os dias? Se lhe dissessem que poderia perder peso comendo tudo isso, será que iria acreditar? Bem, mas isso é verdade. Vamos ver como.

Há já algum tempo que está à venda um livro intitulado “As mulheres em França não engordam: O secreto prazer de comer por prazer”, escrito por Mireille Guiliano, uma escritora francesa residente em Nova Iorque, a qual propõe que a dieta seguida pelas mulheres francesas permite que se mantenham esbeltas e felizes, pois, segundo ela, o prazer é o principal ingrediente.

No entanto, há que dizer que algumas das suas afirmações não são muito exactas. Por exemplo, a obesidade em França está a crescer ao mesmo ritmo dos outros países europeus, tanto em relação aos homens como às mulheres.

Nem a hipótese de que a serotonina, a famosa hormona do prazer, cuja libertação através do consumo de chocolate, como afirma a autora, ajuda a regular o peso é suportada por estudos científicos, nem a sua afirmação de que as folhas verdes têm um ingrediente que ajuda a queimar calorias.

No entanto, a autora está correcta ao afirmar que se pode comer de tudo e desfrutar do prazer da comida e mesmo assim não engordar. O segredo? A contenção e a forma como nos aproximamos da comida.

Um estereótipo da mulher francesa refinada é aquele que diz que gostam de comida selecta, de bom vinho, de artes e de um estilo de vida saudável. Se todas seguissem um pouco desse protótipo, efectivamente iriam ter que lutar menos contra o excesso de gordura acumulada no corpo.

Escolher alimentos de boa qualidade é um factor primordial. Peixe, carnes magras, vegetais, especiarias, cogumelos, nozes e azeite, podem fazer com que uma refeição saudável também seja saborosa, ou pelo menos para a tolerar mais algumas semanas. O tamanho da refeição é também outro factor a ter em conta.

Normalmente, estamos acostumados a comer três vezes mais do que deveríamos, afirma autora e não está errada. Posso comer batatas fritas e não engordar? A resposta é positiva, pode comer um pouco de batatas naturais fritas, juntamente com carne de boa qualidade e um pouco de salada, mas não uma dose de batatas fritas industriais (amido de milho quiçá transgénico, amido, corantes e conservantes) fritas em óleo saturado como as que vêm juntamente com um hambúrguer.

Que lhe parece estas dicas para não engordar? Eu acho que vou tentar…

Exit mobile version