Como proteger a saúde da próstata de forma natural

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

próstataCuidar da próstata é fundamental para a saúde do homem. Hoje apresentamos alguns conselhos naturais e úteis para proteger a saúde da próstata de forma fácil e simples.

A próstata é uma glândula que os homens têm. Faz parte do aparelho reprodutivo masculino. Fica situada debaixo da bexiga e acima do recto. Infelizmente com o passar dos anos tem tendência para crescer ou ficar inflamada.

A partir dos 40 anos começa a crescer e há homens que podem começar a ter alguns sintomas, normalmente designados por hiperplasia prostática benigna. Esta é basicamente a inflamação da próstata.

Quando o homem atinge os 50 anos deve verificar como está a saúde da sua próstata. Os médicos aconselham a que se faça uma consulta de revisão anual ou sempre que notarem que algo não está bem. Estas consultas são necessárias para prevenir males maiores, eventualmente até cancro da próstata.

Para prevenir (na medida do possível) a inflamação da próstata, os homens devem cuidar da sua alimentação e levar uma vida saudável.

 

Maus hábitos que deve evitar para cuidar da sua próstata

Alguns maus hábitos predispõem o homem a padecer deste problema. Esses maus hábitos são os seguintes:

  • Fumar.
  • Consumo ou abuso de álcool.
  • Retenção de urina.
  • Beber pouca água.
  • Alimentação rica em gorduras saturadas.
  • Abusar de produtos à base de carne.
  • Comer bolos e doces de fabrico industrial.
  • Vida sedentária.
  • Obesidade.

Como referimos anteriormente, a alimentação saudável e equilibrada vai contribuir para ter uma próstata mais saudável.

Na alimentação não devem faltar os seguintes alimentos: alimentos ricos em polifenóis, antioxidantes, licopeno, saponina, flavonóides.

saúde da próstata

A importância de seguir uma alimentação saudável

As verduras ricas em antioxidantes (anticancerígenas) ajudam a travar o envelhecimento prematuro das células e a evitar o aparecimento de cancro.

Verduras ricas em licopeno como o tomate e o pimento vermelho ajudam a travar a inflamação e crescimento da próstata.

Alimentos ricos em saponinas, como cebolas, alhos, legumes (ervilhas, por exemplo), verduras de folha verde como espinafres, brócolos, espargos. Também as couves, os nabos, a abóbora, as cenouras, frutos secos como castanhas, sementes de linho, sementes de abóbora.

As frutas também têm imensos benefícios para a saúde da próstata. Estas frutas são principalmente as frutas de cor vermelha como a romã, os frutos vermelhos ou frutos do bosque, as ameixas. Os frutos vermelhos para além de serem antioxidantes, são também diuréticos e depurativos.

Estudos recentes confirmam que o extracto de romã previne a formação de células cancerígenas, para além de combater as que eventualmente possam já existir.

Há ainda que destacar outras frutas como a laranja.

 

Plantas naturais ideais para a saúde da próstata

Para além de uma alimentação saudável, há também algumas ervas e plantas medicinais que também contribuem para cuidar da saúde da próstata.

As plantas medicinais folha de urtiga e unha de gato (herinha) são remédios naturais que ajudam a cuidar da próstata. Estas plantas podem ser tomadas em infusão, em extracto ou cápsulas.

A folha de urtiga é uma planta diurética e desintoxicante. A sua acção diurética favorece a eliminação da urina, pelo que a pressão sobre a próstata diminui.

A unha de gato (herinha) é depurativa, um antibiótico natural e aumenta as defesas do organismo.

O chá verde é rico em antioxidantes. Tomar uma infusão de chá verde por dia ajuda também a travar o envelhecimento das células e a prevenir o aparecimento de cancro.

saúde

Outros conselhos úteis

Para além de todos estes conselhos em relação à alimentação, também é importante haver uma prática diária de exercício físico moderado, adaptado ao ritmo às características de cada um.

Devemos evitar o sedentarismo porque não beneficia em nada a prevenção de problemas de próstata, bem como o aparecimento de outras doenças associadas aos maus hábitos e ao sedentarismo.

Não hesite em ir ao médico sempre que notar que alguma coisa não está bem. E se estiver na faixa etária de maior risco, tenha cuidado e não falte a nenhuma consulta. Apenas assim poderá gozar de uma melhor saúde. Há que prevenir em vez de tratar.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...